Brasil tem um longo caminho para se tornar produtor e exportador de hidrogênio

CNPE determinou, neste mês, o início dos estudos para criação de um programa nacional para a tecnologia

HIDROGÊNIO
Enel Green Power

O Brasil pode se tornar uma potência exportadora de hidrogênio. A tecnologia é considerada por diversos países como um importante vetor para a descarbonização da economia mundial. Porém, para aproveitar todo esse potencial, o País precisa acelerar a regulamentação desse mercado.

Um passo importante foi dado neste mês: o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) determinou a realização de estudos para a construção das políticas para o chamado Programa Nacional do Hidrogênio, com o prazo de 60 dias para apresentar as primeiras propostas.

Para a advogada especializada em petróleo e gás do Trench Rossi Watanabe, Danielle Valois, o Brasil está atrasado em relação a outros países e deveria aproveitar a regulamentação do mercado de gás (que está em andamento) para introduzir mecanismos que facilitem a logística do hidrogênio.

 “Podemos aproveitar o momento de regular o Novo Mercado de Gás e já introduzir o mercado de hidrogênio. Isso porque muito da infraestrutura necessária para o escoamento do gás natural também pode ser compartilhada para a movimentação do hidrogênio. Estamos atrasados, mas existe essa oportunidade e o Brasil não pode perder esse momento”, afirmou a advogada em entrevista ao Portal Solar.

Conforme o estudo “Desafios e Oportunidades para o Brasil com o Hidrogênio Verde”, desenvolvida em parceria pelo Instituto E+ Transição Energética e pela Fundação Heinrich Böll, a ampla oferta de fontes renováveis colocam o País em posição de potencial exportador do chamado hidrogênio verde, produzido a partir de fontes como solar e eólica.

O chefe da Divisão de Política Internacional da Fundação Heinrich Böll na Alemanha, Jörg Hass, assinalou que o Brasil tem vantagens, pois não enfrenta as mesmas dificuldades que outros países do mundo para pensar na produção de hidrogênio verde.

“Para ter esse insumo em escala é preciso mais energia renovável do que temos agora, com fazendas solares e eólicas substituindo fontes fósseis”, disse Hass. “É um grande desafio construir essa oferta de energia limpa. A Alemanha, por exemplo, discute a importação de parte da demanda do hidrogênio verde”, completou o pesquisador.

O diretor-executivo do Instituto, Emílio Matsumura, disse que o armazenamento e o transporte de hidrogênio são nossos principais gargalos e dificultam a exportação do insumo. “Há dificuldade em razão da infraestrutura de gasodutos ser muito limitada. Essa questão do transporte reduz a competitividade. Em um primeiro momento, é mais viável exportar produtos produzidos com hidrogênio verde, como o aço e a amônia”, disse o executivo em evento online na última segunda-feira (24/5).

Segurança para o investidor

A também advogada do escritório Trench Rossi Watanabe, Gabriela Fischer, destaca que o mercado é competitivo e que o Chile, por exemplo, já tem um programa estruturado, incluindo financiamento público para esse tipo de projeto.

“Para que isso se desenvolva de uma forma sustentável e segura para o investidor, o arcabouço regulatório é muito importante, garantindo segurança jurídica para quem está vindo investir no País. Então, com certeza, isso tem que ser priorizado”, disse a especialista.

“Estamos falando de tecnologias novas, de um alto risco, um investimento promissor. Vemos com bons olhos, mas existem barreiras tecnológicas muito grandes para transformar essa produção em larga escala e economicamente viável”, finalizou Fischer.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ariane Locatelli

Ariane Locatelli

Jornalista formada pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, com experiência em telejornalismo, agência de comunicação e mídias sociais. Por quase uma década, trabalhou como repórter e produtora da TV Globo São Paulo, Brasília e afiliadas. Atuou ainda como assessora de imprensa de entidades do setor elétrico.

Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura