WEG e GM firmam parceria em soluções de recarga de veículos elétricos
Focadas em garagens e estacionamentos, os equipamentos prometem uma recarga três vezes mais rápida do que o padrão do mercado


A WEG e a GM firmaram uma parceria na comercialização de soluções de recarga para veículos elétricos. Os equipamentos da linha WEMOB passam a ser ofertados pelas 78 concessionária da rede Chevrolet especializada em carros eletrificados.
A iniciativa entre as duas empresas está focada em tecnologias específicas para estações de recarga inteligentes e gerenciáveis em garagens e estacionamentos, que permitem uma recarga até três vezes mais rápida que o padrão disponível no mercado (7,4 kW), com potência que pode chegar a 22 kW, dependendo da rede elétrica disponível.
As estações, inclusive, são compatíveis com as futuras geração de SUVs elétricos da GM, já anunciados para o Brasil: o Blazer EV e o Equinox EV, que vão utilizar a nova plataforma Ultium. Assim, bastam 15 minutos conectados para que estes veículos ganhem aproximadamente 40 km extra de autonomia, que é a distância média diária percorrida pelo brasileiro.
A estação de recarga WEMOB, modelo Wall Charger Chevrolet, pode ser conectada à internet possibilitando o cliente monitorar e comandar a operação de recarga do carro elétrico remotamente via aplicativo.
A novidade traz ainda a possibilidade de controle de acesso via cartões de proximidade (RFID), tendo vários opcionais como aplicativo para celular e ainda uma gestão avançada via plataforma WEB, que permite a medição de energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura, recurso muito valorizado para condomínios, por exemplo.
O equipamento também pode ser conectado a uma instalação que já possua geração de energia solar e ser instalado em grupos para atender vários usuários em condomínio ou grandes estacionamentos, tudo com controle de demanda de potência para não sobrecarregar a infraestrutura elétrica. Além disso, conta com proteção contra chuva e raios solares podendo ser instalado em área descoberta.

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

