Vendas de carros elétricos crescem 111% no Brasil em maio

País registrou mais de 13 mil emplacamentos no mês; confira os modelos mais comercializados entre janeiro e maio

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As vendas de carros elétricos registraram crescimento anual de 111,5% no Brasil em maio, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foram 13.612 emplacamentos no mês, frente a 6.435 no mesmo período de 2023. O montante refere-se a veículos eletrificados leves, incluindo híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).

A liderança no mês continua com os veículos plug-in (com recarga externa), com 66,5% de participação nas vendas do segmento, puxada principalmente pelos BEV 100% elétricos. O resultado representa uma queda de 10,5% sobre abril. Já no acumulado de janeiro a maio, o total indica um aumento de 149% sobre o mesmo período em 2023.

Conforme a ABVE, participação de mercado dos eletrificados sobre o total das vendas domésticas de veículos leves tem se mantido constante, em torno de 7% a 8%, desde o início do ano.

A entidade destaca a participação dos veículos plug-in (BEV e PHEV) de janeiro a maio, que também se mantém constante, num alto patamar em torno de 5% do total das vendas. Essa participação tem crescido de modo sustentável. Em maio de 2023, por exemplo, o market share dos eletrificados era 3,9%, praticamente metade da atual.

Já o estoque total de eletrificados em circulação no país desde o início da série histórica da ABVE (2012 a maio de 2024) chegou em maio 285.339 veículos, ou 0,67% de participação sobre o total geral de veículos leves emplacados no mesmo período.

Mantida a tendência de crescimento dos últimos meses, isso significa que esse mercado atingirá a marca simbólica de 300 mil veículos em circulação na virada do segundo semestre. A ABVE mantém sua avaliação de que as vendas de eletrificados em 2024 fecharão o ano com mais de 150 mil emplacamentos.

Interiorização

A pesquisa demonstrou que nos cinco primeiros meses de 2024, os municípios do interior, excluindo as 27 capitais, foram responsáveis por quase a metade (46%) dos emplacamentos de eletrificados de todas as tecnologias no período.

Em números, isso significa 29.697 eletrificados emplacados fora das capitais, do total de 64.908 no acumulado nacional do ano. Em termos de tecnologias, os elétricos BEV e PHEV com recarga externa emplacados no interior representaram 68% do total de eletrificados vendidos nessas cidades de janeiro a maio.

Essas proporções são aproximadamente as mesmas registradas nas capitais dos últimos meses: 68% das vendas de eletrificados são veículos plug-in e 32% são não plug-in (HEV, HEV flex e micro híbridos MHEV).

Para a ABVE, isso demonstra que o comprador do interior tem a mesma preferência do comprador das capitais pelos modelos tecnologicamente mais avançados. “Esses números são muito importantes. Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.

“Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste. No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior”, declarou o dirigente.

Marcas de carros elétricos mais vendidas no Brasil de janeiro a maio de 2024:

MarcaUnidades
1ª BYD27.238
2ª GWM9.988
3ª Toyota8.897
4ª Caoa cHERY4.103
5ª Volvo2.970

Modelos de carros elétricos mais vendidos no Brasil de janeiro a maio de 2024:

ModeloMarcaTecnologia
1º Song Plus GS DM BYDPHEV
2º Dolphin Mini GS EVBYDBEV
3º Dolphin GS 180 EVBYDBEV
4º Corolla Cross XRX HybridToyotaHEV flex
5º Haval H6 PREM GWMHEV
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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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