Tesla indica entrada no mercado de veículos elétricos da América do Sul
Fabricante divulgou planos de estabelecer operações no Chile, país que detém a segunda maior produção de lítio do mundo


A Tesla indicou a entrada no mercado de carros elétricos da América do Sul. No início de outubro, a fabricante anunciou uma vaga de country manager no Chile, com o objetivo de introduzir a marca no país.
“Você será o embaixador da nossa marca no mercado e desempenhará um papel central na formação da nossa imagem corporativa e, ao mesmo tempo, acelerar a transição para energia sustentável”, diz a descrição da vaga, publicada em um perfil oficial da empresa.
Embora seja a marca que mais vende carros 100% elétricos no mundo, sendo superada apenas pela chinesa BYD quando são incluídos veículos híbridos na contagem, a Tesla ainda não se estabeleceu no continente.
O mercado de eletromobilidade do Chile ainda apresenta números modestos. Conforme dados da Asociación Nacional Automotriz de Chile (Anac), o país acumula 959 veículos elétricos a bateria (BEV) vendidos nos nove primeiros meses de 2023. Para efeito de comparação, o número é inferior ao registrado no Brasil somente no mês de agosto, quando 1.167 elétricos foram emplacados.
Porém, o Chile é o segundo maior produtor global de lítio do mundo, um mineral essencial para a produção das baterias utilizadas em automóveis elétricos. Com 39 mil toneladas produzidas em 2022, o país foi superado apenas pela Austrália, com 61 mil toneladas.
Fábrica no México
Em março, o governo do México anunciou que a Tesla Motors irá instalar uma fábrica de carros elétricos no país. A informação foi confirmada pelo CEO da companhia, Elon Musk.
Conforme a secretaria de relações exteriores, a GigaFactory será estabelecida na cidade de Santa Catarina, na região metropolitana de Monterrey, a cerca de 200 quilômetros da fronteira com o estado do Texas, nos Estados Unidos.
A expectativa é que a planta, primeira da empresa na América Latina, poderá gerar entre 5 mil a 6 mil postos de trabalho. Musk declarou que a operação será complementar as demais fábricas da empresa, localizadas nos EUA, China e Alemanha.
BYD na Bahia
Em 10 de outubro, a BYD lançou a pedra fundamental das futuras unidades fabris no complexo industrial de Camaçari, na Bahia. As três plantas irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato.
Conforme a empresa, a expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
Em julho, a companhia anunciou o investimento de R$3 bilhões na iniciativa. Este será o maior polo industrial da BYD fora da China. De acordo com a montadora, isso demonstra a aposta de longo prazo no potencial do mercado brasileiro.
“O Brasil é um mercado incrivelmente promissor e pode ser um exemplo para o mundo de que a eletrificação não só é possível, como também melhora a vida de todos aqui”, afirmou o CEO e fundador da BYD, Wang Chuanfu, durante a cerimônia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

