Stellantis apresenta tecnologia que combina eletrificação com etanol

Plataformas de mobilidade híbrida e elétrica serão aplicadas em carros das marcas do grupo no Brasil

A STELLANTIS APRESENTOU NESTA TERÇA-FEIRA (01/08) UMA TECNOLOGIA HÍBRIDA QUE COMBINA PROPULSÃO ELÉTRICA COM ETANOL. BATIZADA COMO BIO-HYBRID, A SOLUÇÃO FOI LANÇADA NO POLO AUTOMOTIVO DE BETIM, EM MINAS GERAIS, E PODERÁ SER ADOTADA EM VEÍCULOS PRODUZIDOS PELAS DIVERSAS MARCAS DO GRUPO, INCLUINDO CITRÖEN, FIAT, JEEP E PEUGEOT, ENTRE OUTRAS. CONFORME O PRESIDENTE DA STELLANTIS PARA AMÉRICA DO SUL, ANTONIO FILOSA, O BIO-HYBRID É UMA TECNOLOGIA DE DESCARBONIZAÇÃO DA MOBILIDADE QUE PRIVILEGIA AS CARACTERÍSTICAS E RECURSOS DO BRASIL.  “QUEREMOS POTENCIALIZAR AS VIRTUDES DO ETANOL, COMO COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL, CUJO CICLO DE PRODUÇÃO ABSORVE A MAIOR PARTE DE SUAS EMISSÕES, COMBINANDO A PROPULSÃO À BASE DO BIOCOMBUSTÍVEL COM SISTEMAS ELÉTRICOS”, DISSE O EXECUTIVO. ELE AINDA DESTACOU TAMBÉM OS GANHOS DE EFICIÊNCIA E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL TRAZIDOS PELOS SISTEMAS DE PROPULSÃO ELÉTRICA.  O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE HIBRIDIZAÇÃO ESTÁ EM LINHA COM O PLANO ESTRATÉGICO DE LONGO PRAZO DA STELLANTIS, DARE FORWARD 2030, QUE PREVÊ A DESCARBONIZAÇÃO DE PROCESSOS E PRODUTOS DA EMPRESA ATÉ 2038, COM REDUÇÃO DAS EMISSÕES EM 50% JÁ EM 2030. QUATRO PLATAFORMAS DE MOBILIDADE HÍBRIDA E ELÉTRICA A STELLANTIS DESENVOLVEU QUATRO PLATAFORMAS PARA APLICAÇÃO NO BRASIL: BIO-HYBRID BIO-HYBRID E-DCT BIO-HYBRID PLUG-IN BEV (100% ELÉTRICA) “SÃO PLATAFORMAS BASEADAS EM TECNOLOGIAS DIFERENTES, QUE APRESENTAM DISTINTOS GRAUS DE COMBINAÇÃO TÉRMICA E DA ELETRICIDADE NA PROPULSÃO DO VEÍCULO. CADA UMA DESTAS TECNOLOGIAS TEM SUA APLICAÇÃO E, JUNTAS, ATENDEM A TODAS AS FAIXAS DE CONSUMIDORES, TORNANDO ACESSÍVEIS OS SISTEMAS HÍBRIDOS BASEADOS NA COMBINAÇÃO DA PROPULSÃO TÉRMICA FLEX COM A ELETRICIDADE”, EXPLICOU O VICE-PRESIDENTE DO TECH CENTER DA STELLANTIS NA AMÉRICA DO SUL, MARCIO TONANI. A PLATAFORMA BIO-HYBRID TRAZ COMO ELEMENTO UM NOVO DISPOSITIVO ELÉTRICO MULTIFUNCIONAL, QUE SUBSTITUI O ALTERNADOR E O MOTOR DE PARTIDA. TRATA-SE DE EQUIPAMENTO CAPAZ DE FORNECER ENERGIA MECÂNICA E ELÉTRICA, QUE TANTO GERA TORQUE ADICIONAL PARA O MOTOR TÉRMICO DO VEÍCULO QUANTO GERA ENERGIA ELÉTRICA PARA CARREGAR A BATERIA ADICIONAL DE LÍTIO-ÍON DE 12 VOLTS, QUE OPERA PARALELAMENTE AO SISTEMA ELÉTRICO CONVENCIONAL DO VEÍCULO. O SISTEMA GERA POTÊNCIA DE ATÉ 3KW, GARANTINDO MELHOR PERFORMANCE AO AUTOMÓVEL E REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.   A PLATAFORMA BIO-HYBRID E-DCT CONTA COM O SERVIÇO DE DOIS MOTORES ELÉTRICOS. O PRIMEIRO DELES É O QUE SUBSTITUI O ALTERNADOR E O MOTOR DE PARTIDA. ADICIONALMENTE, OUTRO MOTOR ELÉTRICO DE MAIORES PROPORÇÕES É ACOPLADO À TRANSMISSÃO. UMA BATERIA DE LÍTIO-ÍON DE 48 VOLTS DÁ SUPORTE AO SISTEMA E TAMBÉM É ALIMENTADA PELOS DISPOSITIVOS. UMA GESTÃO ELETRÔNICA CONTROLA A OPERAÇÃO ENTRE OS MODOS TÉRMICO, ELÉTRICO OU HÍBRIDO, OTIMIZANDO EFICIÊNCIA E ECONOMIA.   A PLATAFORMA BIO-HYBRID PLUG-IN CONTA COM BATERIA DE LÍTIO-ÍON DE 380 VOLTS, RECARREGADA ATRAVÉS DE SISTEMA DE REGENERAÇÃO NAS DESACELERAÇÕES, ALIMENTADA PELO MOTOR TÉRMICO DO VEÍCULO OU, POR FIM, ATRAVÉS DE FONTE DE ALIMENTAÇÃO EXTERNA ELÉTRICA (PLUG-IN). A ARQUITETURA CONTA AINDA COM MOTOR ELÉTRICO QUE ENTREGA POTÊNCIA DIRETAMENTE PARA AS RODAS DO CARRO. O SISTEMA GERENCIA OPERAÇÃO ENTRE MODO TÉRMICO, MODO ELÉTRICO OU HÍBRIDO OTIMIZANDO EFICIÊNCIA E ECONOMIA.   POR FIM, A ARQUITETURA BEV (100% ELÉTRICA) É TOTALMENTE IMPULSIONADA POR UM MOTOR ELÉTRICO DE ALTA TENSÃO ALIMENTADO POR UMA BATERIA RECARREGÁVEL DE 400 VOLTS, POR MEIO DE SISTEMA DE REGENERAÇÃO OU ATRAVÉS DE PLUG-IN. A ARQUITETURA OFERECE TORQUE INSTANTÂNEO, COM ACELERAÇÕES RÁPIDAS E RESPONSIVAS. O SISTEMA POSSUI SONORIDADE CUSTOMIZÁVEL E CONTA COM DESEMPENHO, MESMO A BAIXAS VELOCIDADES.
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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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