Stellantis apresenta tecnologia que combina eletrificação com etanol

Plataformas de mobilidade híbrida e elétrica serão aplicadas em carros das marcas do grupo no Brasil

A STELLANTIS APRESENTOU NESTA TERÇA-FEIRA (01/08) UMA TECNOLOGIA HÍBRIDA QUE COMBINA PROPULSÃO ELÉTRICA COM ETANOL. BATIZADA COMO BIO-HYBRID, A SOLUÇÃO FOI LANÇADA NO POLO AUTOMOTIVO DE BETIM, EM MINAS GERAIS, E PODERÁ SER ADOTADA EM VEÍCULOS PRODUZIDOS PELAS DIVERSAS MARCAS DO GRUPO, INCLUINDO CITRÖEN, FIAT, JEEP E PEUGEOT, ENTRE OUTRAS. CONFORME O PRESIDENTE DA STELLANTIS PARA AMÉRICA DO SUL, ANTONIO FILOSA, O BIO-HYBRID É UMA TECNOLOGIA DE DESCARBONIZAÇÃO DA MOBILIDADE QUE PRIVILEGIA AS CARACTERÍSTICAS E RECURSOS DO BRASIL.  “QUEREMOS POTENCIALIZAR AS VIRTUDES DO ETANOL, COMO COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL, CUJO CICLO DE PRODUÇÃO ABSORVE A MAIOR PARTE DE SUAS EMISSÕES, COMBINANDO A PROPULSÃO À BASE DO BIOCOMBUSTÍVEL COM SISTEMAS ELÉTRICOS”, DISSE O EXECUTIVO. ELE AINDA DESTACOU TAMBÉM OS GANHOS DE EFICIÊNCIA E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL TRAZIDOS PELOS SISTEMAS DE PROPULSÃO ELÉTRICA.  O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE HIBRIDIZAÇÃO ESTÁ EM LINHA COM O PLANO ESTRATÉGICO DE LONGO PRAZO DA STELLANTIS, DARE FORWARD 2030, QUE PREVÊ A DESCARBONIZAÇÃO DE PROCESSOS E PRODUTOS DA EMPRESA ATÉ 2038, COM REDUÇÃO DAS EMISSÕES EM 50% JÁ EM 2030. QUATRO PLATAFORMAS DE MOBILIDADE HÍBRIDA E ELÉTRICA A STELLANTIS DESENVOLVEU QUATRO PLATAFORMAS PARA APLICAÇÃO NO BRASIL: BIO-HYBRID BIO-HYBRID E-DCT BIO-HYBRID PLUG-IN BEV (100% ELÉTRICA) “SÃO PLATAFORMAS BASEADAS EM TECNOLOGIAS DIFERENTES, QUE APRESENTAM DISTINTOS GRAUS DE COMBINAÇÃO TÉRMICA E DA ELETRICIDADE NA PROPULSÃO DO VEÍCULO. CADA UMA DESTAS TECNOLOGIAS TEM SUA APLICAÇÃO E, JUNTAS, ATENDEM A TODAS AS FAIXAS DE CONSUMIDORES, TORNANDO ACESSÍVEIS OS SISTEMAS HÍBRIDOS BASEADOS NA COMBINAÇÃO DA PROPULSÃO TÉRMICA FLEX COM A ELETRICIDADE”, EXPLICOU O VICE-PRESIDENTE DO TECH CENTER DA STELLANTIS NA AMÉRICA DO SUL, MARCIO TONANI. A PLATAFORMA BIO-HYBRID TRAZ COMO ELEMENTO UM NOVO DISPOSITIVO ELÉTRICO MULTIFUNCIONAL, QUE SUBSTITUI O ALTERNADOR E O MOTOR DE PARTIDA. TRATA-SE DE EQUIPAMENTO CAPAZ DE FORNECER ENERGIA MECÂNICA E ELÉTRICA, QUE TANTO GERA TORQUE ADICIONAL PARA O MOTOR TÉRMICO DO VEÍCULO QUANTO GERA ENERGIA ELÉTRICA PARA CARREGAR A BATERIA ADICIONAL DE LÍTIO-ÍON DE 12 VOLTS, QUE OPERA PARALELAMENTE AO SISTEMA ELÉTRICO CONVENCIONAL DO VEÍCULO. O SISTEMA GERA POTÊNCIA DE ATÉ 3KW, GARANTINDO MELHOR PERFORMANCE AO AUTOMÓVEL E REDUÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.   A PLATAFORMA BIO-HYBRID E-DCT CONTA COM O SERVIÇO DE DOIS MOTORES ELÉTRICOS. O PRIMEIRO DELES É O QUE SUBSTITUI O ALTERNADOR E O MOTOR DE PARTIDA. ADICIONALMENTE, OUTRO MOTOR ELÉTRICO DE MAIORES PROPORÇÕES É ACOPLADO À TRANSMISSÃO. UMA BATERIA DE LÍTIO-ÍON DE 48 VOLTS DÁ SUPORTE AO SISTEMA E TAMBÉM É ALIMENTADA PELOS DISPOSITIVOS. UMA GESTÃO ELETRÔNICA CONTROLA A OPERAÇÃO ENTRE OS MODOS TÉRMICO, ELÉTRICO OU HÍBRIDO, OTIMIZANDO EFICIÊNCIA E ECONOMIA.   A PLATAFORMA BIO-HYBRID PLUG-IN CONTA COM BATERIA DE LÍTIO-ÍON DE 380 VOLTS, RECARREGADA ATRAVÉS DE SISTEMA DE REGENERAÇÃO NAS DESACELERAÇÕES, ALIMENTADA PELO MOTOR TÉRMICO DO VEÍCULO OU, POR FIM, ATRAVÉS DE FONTE DE ALIMENTAÇÃO EXTERNA ELÉTRICA (PLUG-IN). A ARQUITETURA CONTA AINDA COM MOTOR ELÉTRICO QUE ENTREGA POTÊNCIA DIRETAMENTE PARA AS RODAS DO CARRO. O SISTEMA GERENCIA OPERAÇÃO ENTRE MODO TÉRMICO, MODO ELÉTRICO OU HÍBRIDO OTIMIZANDO EFICIÊNCIA E ECONOMIA.   POR FIM, A ARQUITETURA BEV (100% ELÉTRICA) É TOTALMENTE IMPULSIONADA POR UM MOTOR ELÉTRICO DE ALTA TENSÃO ALIMENTADO POR UMA BATERIA RECARREGÁVEL DE 400 VOLTS, POR MEIO DE SISTEMA DE REGENERAÇÃO OU ATRAVÉS DE PLUG-IN. A ARQUITETURA OFERECE TORQUE INSTANTÂNEO, COM ACELERAÇÕES RÁPIDAS E RESPONSIVAS. O SISTEMA POSSUI SONORIDADE CUSTOMIZÁVEL E CONTA COM DESEMPENHO, MESMO A BAIXAS VELOCIDADES.
Divulgação

A Stellantis apresentou nesta terça-feira (01/08) uma tecnologia híbrida que combina propulsão elétrica com etanol. Batizada como Bio-Hybrid, a solução foi lançada no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, e poderá ser adotada em carros produzidos pelas diversas marcas do grupo, incluindo Citröen, Fiat, Jeep e Peugeot, entre outras.

Conforme o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, o Bio-Hybrid é uma tecnologia de descarbonização da mobilidade que privilegia as características e recursos do Brasil.

“Queremos potencializar as virtudes do etanol, como combustível renovável, cujo ciclo de produção absorve a maior parte de suas emissões, combinando a propulsão à base do biocombustível com sistemas elétricos”, disse o executivo. Ele ainda destacou também os ganhos de eficiência e economia de combustível trazidos pelos sistemas de propulsão elétrica.

O desenvolvimento das novas tecnologias de hibridização está em linha com o plano estratégico de longo prazo da Stellantis, Dare Forward 2030, que prevê a descarbonização de processos e produtos da empresa até 2038, com redução das emissões em 50% já em 2030.

Quatro plataformas de mobilidade híbrida e elétrica

A Stellantis desenvolveu quatro plataformas para aplicação no Brasil:

  • Bio-Hybrid
  • Bio-Hybrid e-DCT
  • Bio-Hybrid PLUG-IN
  • BEV (100% Elétrica)

“São plataformas baseadas em tecnologias diferentes, que apresentam distintos graus de combinação térmica e da eletricidade na propulsão do veículo. Cada uma destas tecnologias tem sua aplicação e, juntas, atendem a todas as faixas de consumidores, tornando acessíveis os sistemas híbridos baseados na combinação da propulsão térmica flex com a eletricidade”, explicou o vice-presidente do Tech Center da Stellantis na América do Sul, Marcio Tonani.

A plataforma Bio-Hybrid traz como elemento um novo dispositivo elétrico multifuncional, que substitui o alternador e o motor de partida. Trata-se de equipamento capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, que tanto gera torque adicional para o motor térmico do veículo quanto gera energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, que opera paralelamente ao sistema elétrico convencional do veículo. O sistema gera potência de até 3KW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.

A plataforma Bio-Hybrid e-DCT conta com o serviço de dois motores elétricos. O primeiro deles é o que substitui o alternador e o motor de partida. Adicionalmente, outro motor elétrico de maiores proporções é acoplado à transmissão. Uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts dá suporte ao sistema e também é alimentada pelos dispositivos. Uma gestão eletrônica controla a operação entre os modos térmico, elétrico ou híbrido, otimizando eficiência e economia. 

A plataforma Bio-Hybrid Plug-in conta com bateria de Lítio-Íon de 380 Volts, recarregada através de sistema de regeneração nas desacelerações, alimentada pelo motor térmico do veículo ou, por fim, através de fonte de alimentação externa elétrica (plug-in). A arquitetura conta ainda com motor elétrico que entrega potência diretamente para as rodas do carro. O sistema gerencia operação entre modo térmico, modo elétrico ou híbrido otimizando eficiência e economia. 

Por fim, a arquitetura BEV (100% Elétrica) é totalmente impulsionada por um motor elétrico de alta tensão alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, por meio de sistema de regeneração ou através de plug-in. A arquitetura oferece torque instantâneo, com acelerações rápidas e responsivas. O sistema possui sonoridade customizável e conta com desempenho, mesmo a baixas velocidades.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura