Nível de emissões do ciclo de vida de veículos elétricos é inferior ao de carros à combustão, diz presidente da ABVE

Segundo estudo da Agência Internacional de Energia, energia gerada para abastecer automóveis elétricos emitiu 51 megatoneladas de carbono no mundo, cerca da metade para uma frota equivalente à combustão

Portal Solar
Foto: CHUTTERSNAP/Unsplash

O nível de emissões de CO2 do ciclo de vida de veículos elétricos sempre é inferior ao de carros movidos a combustíveis fósseis, afirmou o diretor de marketing e sustentabilidade da BYD e presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) durante webinar promovido pela Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME).

“Se fala muito em ciclo de vida de emissão das baterias. A maior parte delas é fabricada na Ásia, e a China em especial ainda tem uma matriz predominantemente a base de carbono. Mas a maior parte dos estudos mostra que a bateria tem um saldo positivo. No ciclo de vida, o veículo elétrico sempre é melhor do que o carro a combustão”, declarou o dirigente.

No ano passado, um estudo divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE) apontou que a energia gerada para abastecer a frota global de veículos elétricos emitiu 51 megatoneladas de carbono, cerca de metade do volume produzido por uma frota equivalente de veículos a combustão, correspondendo a 53 megatoneladas de emissões evitadas.

O relatório destacou que para garantir que os veículos elétricos tenham seu potencial de mitigação da mudança climática mais bem aproveitado, é necessário reduzir a intensidade de CO2 na geração de energia. A pesquisa projeta que as emissões do ciclo de vida desse tipo de frota serão significativamente menores do que o de motores de combustão interna em 2030.

Maluf ressaltou que, embora a matriz elétrica da China ainda tenha participação majoritária de fontes fósseis, as indústrias mais modernas do país já fazem uso da geração renovável. “A maior parte da energia que abastece as fábricas de bateria da BYD vem de fontes renováveis, até porque a companhia também produz painéis solares.”

“É uma tendência muito grande. Se eu vender bateria para uma grande montadora europeia, ela vai querer saber quanto CO2 tem naquele produto. A economia chinesa tem uma predominância de carvão, mas algumas indústrias de ponta, que desenvolvem essas novas tecnologias, não têm tanto CO2. É claro que a China tem lição de casa a fazer, mas é o país que mais gera energia limpa no mundo”, assinalou o executivo.

Ele também mencionou que a matéria-prima atualmente utilizada na produção de baterias de veículos elétricos, como o lítio e o ferro, tem reservas abundantes no mundo. “A indústria caminha para químicas mais seguras. As baterias de lítio que são usadas em veículos são quase todas recicladas.”

“Ao final da vida útil, a reciclagem é obrigatória, porque o preço dos minérios subiu muito. A BYD inaugurou a maior fábrica de reciclagem de baterias do mundo no ano passado por uma questão econômica.”

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

TELHADO IDEAL PARA ENERGIA SOLAR: COMO ORIENTAÇÃO, INCLINAÇÃO E SOMBREAMENTO AFETAM SUA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Tecnologia

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica

Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.

15/12/20254 min de leitura

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura