Movi Electric inicia produção de veículos elétricos no Paraná

Empresa nacional vai fabricar três tipos de automóveis com autonomia de até 150 quilômetros

MOVI ELECTRIC INICIA PRODUÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS NO PARANÁ
Portal Solar

A Movi Electric, localizada no parque industrial de Toledo, no Paraná, anunciou que começará a fabricar veículos elétricos no Brasil. Fundada em 2020 em solo nacional, com unidades em Toledo (PR) e Brasília (DF), a empresa é representante exclusiva para comercialização, montagem e fabricação dos carros elétricos desenvolvidos pela Sero Electric, da Argentina – que atua neste mercado há mais de dez anos.

No mercado brasileiro, a Movi anunciou que vai produzir três modelos. São minicarros 100% elétricos com capacidade para dois ocupantes e até 270 quilos, um no modelo sedã, um equipado com caçamba e outro com baú para diferentes tipos de cargas. A empresa também trabalha no desenvolvimento de um novo modelo equipado com um baú para cargas maiores.

Os principais atrativos são o baixo custo de manutenção, seguro, tributos (já estão inseridos no preço da locação) e o carregamento simples em tomadas convencionais de 110V ou 220V com um tempo estimado de 5 a 7 horas para carga total. Eles são focados em transporte para pequenos trajetos, com velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de até 150 km, dependendo do tipo de bateria escolhida.

Construídos com carroceria de alumínio de alta resistência, os minicarros têm reforços na dianteira e traseira em aço tubular, que confere mais resistência a impactos. Eles são equipados com motor de 4 kw de potência (5,4 cv), corpo com filme protetor UV para proteção contra raios solares e luzes em LED para auxiliar na economia de energia.

A princípio, os carros serão voltados às empresas e aos órgãos públicos, que terão acesso a gestão de frota inteligente por meio de aplicativo da Movi.

"Com a produção no parque industrial Biopark, além de incluir gradualmente equipamentos produzidos no Brasil, podemos também desenvolver tecnologias próprias. Assim, conseguiremos otimizar o preço dos veículos e assegurar a sua contínua evolução tecnológica. Isso será possível pois vamos contar com diversos benefícios proporcionados por estarmos no maior parque tecnológico privado do país", explica Paulo Lopes, Diretor Executivo da Movi Electric.

A Movi planeja produzir cerca de 100 unidades no primeiro ano, e, futuramente, incrementar seu catálogo para além dos modelos da Sero com novos projetos de motos, caminhões, ônibus e até aviões elétricos.

A empresa já adiantou que também contará com vendas para pessoa física, mas ainda não divulgou valores.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Adriana Dorante

Adriana Dorante

Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.

Artigos que podem te interessar

TELHADO IDEAL PARA ENERGIA SOLAR: COMO ORIENTAÇÃO, INCLINAÇÃO E SOMBREAMENTO AFETAM SUA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Tecnologia

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica

Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.

15/12/20254 min de leitura

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura