Montadoras investem na fabricação de carros elétricos e híbridos no Brasil
Indústria automotiva anuncia aportes na produção de veículos eletrificados no país; confira as principais iniciativas


O mercado de carros elétricos tornou-se uma realidade no Brasil e atrai investimentos das grandes montadoras na fabricação local de veículos híbridos e eletrificados. Em 2023, as vendas bateram recorde no país, com quase 100 mil leves eletrificados emplacados ao longo do ano, conforme levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). O número representa um crescimento de 91% sobre o resultado de 2022.
No início do ano, o governo federal lançou o Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), nova política automotiva que substitui o Rota 2030. A iniciativa prevê R$ 19 bilhões em incentivos fiscais entre 2024 e 2028. O programa ainda estimula à realocação de plantas industriais de outros países no Brasil.
Nos últimos meses, diversas fabricantes anunciaram investimentos voltados para mobilidade elétrica no Brasil, incluindo a fabricação local de carros elétricos e híbridos. Confira as principais iniciativas:
BYD
A BYD anunciou em março o início das obras da fábrica de carros elétricos na Bahia. Com um investimento de R$ 3 bilhões, a expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025. O complexo fabril será construído do zero, em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela Ford e terá uma capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
Além de carros elétricos, o local contará com unidades de produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos híbridos e processamento lítio e ferro fosfato. Conforme a empresa, a operação de carros elétricos e híbridos terá capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo expandir para 300 mil.
GM
Em janeiro, a General Motors (GM) anunciou investimento de R$ 7 bilhões no Brasil, que serão aplicados no período de 2024 a 2028, com foco na mobilidade sustentável. Conforme a empresa, isso abrange a renovação completa do portfólio de veículos, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local, além da criação de novos negócios.
Na ocasião, o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, declarou que o Brasil tem vocação natural para a mobilidade sustentável. “Por isso, é fundamental termos um ambiente de negócios interno mais competitivo e isonômico, que propicie cada vez mais investimentos e que esteja alinhado a este momento de transição para as novas tecnologias”.
GWM
Em 2022, a chinesa Great Wall Motors (GWM) anunciou investimento de R$ 10 bilhões no Brasil e a produção de carros elétricos em Iracemápolis, no interior de São Paulo. De acordo com a empresa, serão produzidos carros totalmente elétricos e híbridos na planta fabril.
A estimativa é que a fábrica, adquirida junto à Mercedes-Benz em agosto de 2021, tenha capacidade anual de 10 mil unidades. A empresa espera iniciar a montagem dos veículos no segundo semestre de 2024, iniciando com o SUV Haval H6.
Stellantis
A Stellantis, proprietária das marcas Chrysler, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot, entre outras, anunciou em março um investimento de R$ 30 bilhões na América do Sul. Entre as iniciativas contempladas pelo aporte, está o desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, que combina eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis.
O Polo Automotivo Stellantis em Betim, no Brasil, é o centro global da empresa no desenvolvimento dessa tecnologia, que inclui quatro plataformas: Bio-Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico). As novas tecnologias híbridas começarão a ser disponibilizadas até o final de 2024.
Globalmente, a fabricante está investindo mais de €50 bilhões em eletrificação ao longo da próxima década e tem meta de se tornar uma empresa com zero emissão de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
Toyota
A Toyota anunciou em março R$ 11 bilhões no país até 2030. Desse montante, R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025, além da produção de outro modelo com a mesma tecnologia, desenvolvido especialmente para o Brasil.
Conforme a companhia, a montagem do motor do sistema híbrido será feita na planta de Porto Feliz (SP) em 2025. Como próximo passo, a montagem de baterias será realizada na fábrica de Sorocaba a partir de 2026, para equipar os veículos híbridos já produzidos localmente.
Volkswagen
A Volkswagen anunciou em fevereiro aporte de R$ 9 bilhões na América Latina entre 2026 e 2028. Atualmente, o plano de investimento na região contempla R$ 7 bilhões de 2022 a 2026. A Volkswagen do Brasil lançará 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex.
Conforme a fabricante, no primeiro momento, o novo aporte contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil: são 4 novos veículos, sendo uma pick-up, 1 novo motor para veículos híbridos e uma nova plataforma flexível e sustentável.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
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