Mercado de veículos elétricos registra ano recorde de vendas no Brasil em 2020

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), setor saltou de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 no ano passado

MERCADO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS REGISTRA ANO RECORDES DE VENDAS NO BRASIL EM 2020
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O mercado de veículos elétricos registrou recorde de vendas no Brasil em 2020, com aumento de 66,5% nos emplacamentos em relação ao ano retrasado, mostra levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). De acordo com a entidade, o setor saltou de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 no ano passado. Só em dezembro foram 1.949 veículos vendidos. Foi o melhor ano da série histórica da ABVE, iniciada em 2012.

Conforme a associação, pela primeira vez o mercado de eletrificados chegou a 1% do mercado total de veículos no Brasil. Os números referem-se à soma de automóveis e comerciais leves elétricos híbridos não plug-in e plug-in (HEV ou PHEV) e elétricos a bateria (BEV). Com esse resultado, a frota total de automóveis elétricos ou híbridos em circulação no país chegou a 42.269 unidades.

Para a entidade, o crescimento de 2020 confirmou a tendência do mercado de eletrificados evoluir na contramão do conjunto do setor automotivo no Brasil. Segundo a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave), o total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves caiu 26.6% em 2020, na comparação com 2019, com 1.950.889 contra 2.658.692 unidades.

O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, afirmou que, mais uma vez, os eletrificados mostraram seu potencial, em nítido contraste com a evolução de todo o mercado. “Nesses tempos de Covid, o consumidor brasileiro fez uma aposta clara nos veículos não poluentes e sustentáveis. Optou por proteger a sua saúde e a saúde da sociedade”.

Os números apontam para uma acentuada curva de crescimento dos veículos elétricos e híbridos no Brasil nos últimos anos. As 19.745 unidades vendidas em 2020 representam crescimento de 397% sobre 2018 (3.970), 499% sobre 2017 (3.296) e 1.709% sobre 2016 (1.091).

O diretor de veículos leves da ABVE e diretor de relações institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil, Antonio Calcagnotto, entende que é preciso interpretar esses números com ressalvas.

“Por um lado, devemos comemorar o fato de os elétricos terem chegado a 1% do mercado; é uma marca simbólica importante. Mas ainda estamos muito distantes de uma participação expressiva no mercado total. Portanto, temos de insistir em medidas de apoio à mobilidade elétrica”, assinala Calcagnotto.

A ABVE defende, por exemplo, a equiparação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos eletrificados à alíquota da maioria dos veículos comuns. O vice-presidente de Veículos Leves da ABVE e diretor de relações governamentais da Nissan do Brasil, Pedro Bentancourt, questiona o porquê de um carro flex 1.0 a combustão pagar 7% de IPI e um veículo elétrico ou híbrido ter uma carga maior.

“O ideal seria zerar o IPI dos veículos elétricos e híbridos. No mínimo, nossos produtos deveriam pagar a mesma alíquota básica já paga pela maioria do mercado. Não é só uma questão de eficiência energética, é também de saúde pública”, defendeu Betancourt.

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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