FV-UFSC desenvolve parceria de mobilidade elétrica com Itaipu Binacional
No projeto Mob-i, bateria de um veículo modelo Twizy é abastecida com eletricidade solar gerada nos telhados e estacionamentos do laboratório da instituição


O Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (FV-UFSC) desenvolve parceria de mobilidade elétrica com a Itaipu Binacional. No projeto Mob-i, a bateria de um veículo modelo Twizy, desenvolvido pela Renault, é abastecida com eletricidade solar gerada nos telhados e estacionamentos do laboratório.
O carro foi idealizado para a utilização em perímetros urbanos, com espaço para duas pessoas e velocidade máxima de 80 quilômetros por hora (km/h). A pesquisa demonstra que toda a energia elétrica necessária para alimentar um veículo deste tipo pode ser gerada por área de placas fotovoltaicas equivalente ao espaço ocupado pelo veículo estacionado.
O projeto se inclui no contexto de parcerias entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico da Itaipu (PTI) para o desenvolvimento de pesquisas e aprimoramento de tecnologias inovadoras a favor do meio ambiente focadas na área de mobilidade e energia solar.
A Itaipu cedeu o Twizy para que fosse utilizado para o desenvolvimento de pesquisas e mesmo transporte de pessoas dentro do centro de inovação Sapiens Parque, em Florianópolis (SC), aproximando essa tecnologia do mundo acadêmico brasileiro.
Conforme a FV-UFSC, o Mob-i é um sistema que se integra ao carro, no qual é feita a monitoração e coleta de dados de consumo e gastos de energia, a fim de obter informações para aprimoramento de veículos elétricos.
“O objetivo da Itaipu com o projeto Mob-i era criar uma cultura de carro elétrico, aproximando-o do cidadão. Além disso, utilizar os indicadores que viriam através do projeto para a realização de pesquisas e criação de novas tecnologias”, explica o pesquisador da equipe da FV-UFSC, Giuliano Martins.
Conforme a entidade, o tempo de carregamento do carro em uma tomada doméstica é de 3,5 horas e garante uma autonomia de aproximadamente 80 quilômetros. “A primeira etapa do projeto consistiu na montagem de Twizys dentro da usina hidrelétrica de Itaipu, os quais foram utilizados para auxílio na logística de mobilidade dentro da usina, bem como para o transporte de pessoas”, explica Martins.
Na segunda fase, houve a criação de projetos pilotos com o Curitiba Eco-elétrico e o Ecomóvel Brasília, os quais utilizaram os veículos elétricos para a segurança pública, aproximando ainda mais a população dessa tecnologia.
“A mobilidade elétrica tem várias características peculiares e vantagens”, afirma o coordenador do laboratório da FV-UFSC, Ricardo Rüther. “É um veículo mais silencioso e não tem emissão nenhuma. Então poluição sonora e ambiental são praticamente anuladas. E no caso da geração solar, ainda ocorre toda a geração elétrica de fonte limpa e renovável.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

