Endesa investe em reciclagem de baterias de veículos elétricos
O primeiro do tipo na península ibérica, empreendimento custará 13 milhões de euros e será inaugurado em 2023


A primeira usina de reciclagem de baterias de veículos elétricos da península Ibérica será instalada em Cubillos del Sil, na Espanha, e entrará em funcionamento no final de 2023, fruto de uma iniciativa da Endesa em parceria com a Urbaser.
A usina, cujo investimento será de 13 milhões de euros, faz parte do Plano Futur-e da Endesa, por meio do qual a concessionária apoiará o encerramento da operação da termelétrica Cubillos del Sil (León), atualmente em desmontagem.
A planta de reciclagem de baterias de veículos elétricos é um compromisso claro com o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental, por meio da economia circular. A nova joint venture administrará a coleta de baterias elétricas na Espanha e Portugal, seu armazenamento temporário seguro e seu transporte a Cubillos del Sil para posterior processamento.
O componente circular deste pacto está na atividade de reutilização e recuperação. Nas instalações de Cubillos del Sil, as baterias que estiverem aptas serão adaptadas para reaproveitamento.
As demais baterias serão descarregadas, desmontadas e submetidas a um processo de separação e trituração que permitirá a reciclagem dos materiais presentes nelas, como plásticos, alumínio e cobre, bem como a “massa negra”, material que constitui a fração rica em metais estratégicos da bateria, com componentes de grande valor na Europa, como cobalto e níquel, ambos fundamentais para a fabricação de novas peças.
A nova usina de reciclagem de baterias é um dos sete projetos recentemente aprovados pelo Ministério de Transição Ecológica da Espanha, o Governo Regional de Castilla e León, os municípios de Ponferrada e Cubillos del Sil, a Universidade de León e a Endesa.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

