Eletrificação da frota brasileira deve avançar inicialmente em nichos de mercado
Estudo da EPE mostra que pressões ambientais e econômicas devem impulsionar uso de veículos elétricos em serviços de entregas urbanas e transporte público


A eletrificação da frota brasileira de automóveis deve avançar através de nichos, como veículos urbanos de carga e o transporte público, em razão de pressões ambientais e econômicas. O diagnóstico é apresentado no caderno de eletromobilidade elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A publicação está no âmbito do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2032.
A EPE destaca que planos de mobilidade urbana devem levar a crescentes restrições às emissões e à circulação de veículos poluentes em áreas urbanas, principalmente metrópoles. Além disso, empresas estão sendo pressionadas a reduzir suas emissões devido a compromissos ESG, impostos pelo mercado financeiro e consumidores.
Dentro desse contexto, o estudo observa que a pandemia de Covid-19 acelerou a disseminação do comércio eletrônico, que aumenta a demanda por transportes diretamente até as residências, efetuada principalmente por comerciais leves.
Esse cenário aponta para o avanço da eletrificação em atividades como a entrega em última milha por comerciais e caminhões leves e frotas dedicadas a serviços públicos, como coleta de lixo e transporte coletivo.
Além disso, o avanço do mercado livre de energia e da geração solar distribuída permitem que empresas reduzam a pegada de carbono e também os custos com combustíveis, por meio da eletrificação da frota.
A EPE observa que, para caminhões semipesados e pesados, alguns nichos também podem ser eletrificados. No entanto, tecnologias híbridas e a gás natural devem se expandir mais, com manutenção do domínio da combustão a diesel, que representarão 95% das vendas em 2032.
Leia mais:
Frota de carros elétricos do Brasil deve superar 1 milhão de unidade em 2030

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

