Diadema (SP) vai receber mais dois ônibus elétricos da BYD em julho
A cidade já conta com quatro transportes coletivos eletrificados que transportaram mais de 70 mil passageiros desde fevereiro


A prefeitura de Diadema (SP) anunciou a inclusão de mais dois ônibus da BYD, do modelo D9A, para operar na cidade a partir do mês de julho. Os veículos 100% elétricos são encarroçados pela Empresa Caio, adquiridos pela Busrental e alugados para a Suzantur.
O diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD, Marcello Von Schneider, pontua as vantagens da utilização de veículos elétricos e sinaliza a próxima cidade onde a empresa vai operar com eletrificados:
“A eletrificação apresenta vantagens como a redução das emissões de gases de efeito estufa, com impacto na saúde pública na melhoria da qualidade do ar, além de vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos. A BYD já está em Diadema e Mauá e em breve operaremos também em Santo André”.
Desde fevereiro de 2023 Diadema conta com quatro ônibus elétricos do mesmo modelo. Os veículos em circulação fazem cerca de 800 km por dia e transportam uma média de 1700 passageiros da linha 24 DP – Terminal Diadema e Terminal Piraporinha. Cerca de 70 mil passageiros já foram transportados pelos ônibus até o momento.
O modelo de ônibus D9A da BYD é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção. O transporte foi desenvolvido para linhas urbanas para carrocerias com até 13 metros de comprimento.
Entre as vantagens do modelo, com piso alto, está a suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista principais fabricantes de placas solares do 1º semestre de 2025
Cenário de excesso de oferta global segue pressionando indústria, mostra levantamento da Wood Mackenzie
06/01/20262 min de leitura
Ranking lista principais fabricantes de inversores do 1º semestre de 2025
Levantamento da Wood Mackenzie avaliou 23 empresas que respondem por 90% do mercado mundial
05/01/20261 min de leitura
Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025
Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%
31/12/20254 min de leitura
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura