Curitiba (PR) vai iniciar testes dos primeiros táxis elétricos da cidade
Serão utilizados seis carros elétricos da Renault para o período de avaliações na região metropolitana


A região metropolitana de Curitiba vai iniciar os primeiros testes para a circulação de táxis elétricos na cidade. Em parceria com a prefeitura local, Renault e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), seis carros serão utilizados para a avaliação. O anúncio foi feito no Smart City Expo Curitiba 2023, no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, na última quinta-feira (23/03).
De acordo com a prefeitura, a duração dos testes será de seis meses, podendo ser prorrogados em casos de necessidade. Os veículos terão as cores laranja, característica dos modelos da cidade, diferenciando-se com a possibilidade de uma identificação da cor branca na capota e ainda com a indicação de ser 100% elétrico.
O objetivo é que os testes sejam a base de um projeto de eletrificação da frota de táxi de Curitiba, que dentro da política pública, contenha as mudanças climáticas de zerar emissões de carbono até 2050.
“E mais uma vez uma nova inovação de Curitiba, que reforça o compromisso da cidade com a redução da emissão de gases de efeito estufa. Para isso, os taxistas terão vantagens. Não vão precisar pagar taxas de outorga, terão a recarga gratuita e ainda serão isentos de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR)", disse o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, Eduardo Pimentel.
Além disso, a inciativa mostra-se mais econômica em relação ao abastecimento de combustíveis. De acordo com o comunicado, em uma grande cidade, um veículo chega a gastar com recarga elétrica apenas 25% do custo de abastecimento em postos de combustível, considerando a mesma quilometragem percorrida por ambos os automóveis.
Para o presidente da Renault, a parceria é o início de um grande projeto. O veículo elétrico já é, segundo ele, bastante competitivo em termos de custos e investimento em relação aos modelos movidos a combustível fóssil em algumas aplicações. “Não tenho dúvida que esse projeto vai ajudar a expandir a utilização do veículo elétrico no país”, observou o presidente da Renault, Ricardo Gondo. A Guarda Municipal da capital já testa em seus patrulhamentos veículos elétricos da Renault.
Edital
A Urbs deve lançar nas próximas semanas um edital de chamamento para que os taxistas possam participar do programa. A ideia inicial é realizar um sorteio para a escolha dos taxistas que vão rodar nos veículos. A tarifa cobrada dos passageiros será a mesma da praticada nos táxis convencionais.
Os táxis, no modelo Zoe, fabricado pela montadora Renault, serão alugados pelos motoristas. Os veículos elétricos serão adquiridos pela ABDI com gestão da Mobilize Beyond Automotive, também ligada ao grupo Renault. A Urbs ficará responsável também pela estrutura e os custos da recarga dos veículos.
As baterias possuem autonomia que vão de 150km a 400km, dependendo do modelo e da utilização do usuário. Além da vantagem de possuir um motor não poluente, existem outras a ser consideradas na utilização de um carro elétrico. Uma delas é que a manutenção do carro é muito baixa, uma vez que o motor não precisa de vários equipamentos usados pelo motor a combustão, como velas, mangueiras, troca de óleo, água do motor, injeção e escapamento, por exemplo.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025
Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%
31/12/20254 min de leitura
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura