Conheça os carregadores de veículo elétrico disponíveis no mercado brasileiro

Você sabia que existem diferentes modelos de conectores para abastecer veículos elétricos? Confira quais são os mais utilizados no Brasil

CONHECA-OS-CARREGADORES-DE-CARRO-ELETRICO-DISPONIVEIS-NO-MERCADO-BRASILEIRO
Shutterstock

Um veículo elétrico pode ser a melhor solução para quem quer economizar, ou até mesmo zerar a despesa de combustível, e ainda colaborar com um meio ambiente mais sustentável. Porém, antes de adquirir um eletrificado é importante que o consumidor conheça como funciona o carregamento do veículo, correntes de energia e conectores, para avaliar a opção mais adequada para sua rotina.

O que são carregadores de veículos elétricos

Carregador de carro elétrico é um equipamento próprio e exclusivo para a alimentação de veículos eletrificados. Ao invés de combustíveis convencionais como o etanol e a gasolina, o carro é abastecido por energia elétrica. Normalmente o carregador acompanha o veículo na hora da compra.

Apesar de simples, existe atualmente no mercado uma boa variedade de modelos de carregadores de carros elétricos, que mudam conforme o carro e a potência do carregamento.

Segundo o Diretor de Infraestrutura da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e executivo da Tupinambá Energia, Clemente Gauer, o Brasil não possui uma padronização oficial, porém atualmente o modelo de plugue mais utilizado é o Tipo 2 europeu. “Basicamente, o Brasil escolheu o padrão europeu de recarga porque temos uma coisa em comum com a Europa, que é a disponibilidade de sistema trifásico”.

Tipos de carregadores de veículos elétricos

Há diferentes tipos de corrente, que afetam diretamente na velocidade que o veículo pode receber a carga. Essas categorias, além da velocidade de carga, são separadas entre Corrente Contínua (AC) ou Corrente Alternada (DC). 

Saiba mais: Corrente elétrica contínua e alternada: o que são e diferenças

Correntes:

Lento - 3,7 kW a 7,4 kW (AC)

Esses carregadores são de perfil residencial, visto que possuem uma carga mais lenta, que pode durar de 6 a 12 horas para ser completada. Aqui, normalmente o consumidor deixa o carro carregando durante a noite.

Semi rápido - 7 kW a 22 kW (AC)

Os carregadores semirrápidos possuem um tempo de recarga mais curto do que o anterior, com tempo estimado de 2 a 6 horas. Neste caso, o modelo pode ser encontrado em comércios, shoppings e estacionamentos, e o veículo vai carregando enquanto o proprietário faz alguma atividade.

Rápido - 50 kW a 100 kW (DC)

Os carregadores rápidos e semirrápidos são normalmente encontrados em postos de recarga em rodovias e avenidas, usados para quando é necessário fazer uma recarga rápida, como uma viagem por exemplo. No caso desta opção, a recarga vai de 1,5 horas a 30 minutos.

Ultrarrápido - 100 kW a 350 kW (DC)

Aqui, como a opção anterior, esse tipo de carregamento é para quando o motorista precisa do veículo rapidamente. A diferença é o tempo de recarga completa, que pode ir de 30 a até 10 minutos.

Conectores

Cada modelo de carro possui o seu próprio tipo de conector. Como citamos anteriormente, ainda não há uma regulação sobre um padrão no Brasil, mas já há modelos mais populares. Confira a seguir os plugues mais utilizados pelos motoristas brasileiros.

Tipo 1 (SAE J1772)

Esse modelo foi adotado principalmente na China e Estados Unidos. O conector possui três pinos e foi construído para atender em rede monofásica e bifásica com corrente AC. Sua carga pode ser lenta, em potência de 3,7 kW, ou rápida, com potência de 7,4 kW.

Tipo 2 (IEC 62196)

Esse conector é o padrão Europeu e o mais popular no Brasil. Foi adotado no país por ser um modelo que pode ser utilizado em recargas trifásicas AC, com potência de até 22 kW. Essa opção possui mais pinos do que o modelo anterior para possibilitar as recargas trifásicas.

GB/T

O carregador GB/T, apesar de ter pinos parecidos com o tipo 2, não é compatível. Esse modelo é popular na China, e atende redes trifásicas AC e pode chegar à potência de até 22kW. Esse carregador também possui uma versão DC, que suporta uma maior capacidade de corrente, que pode chegar a 250 kW.

CHAdeMO

O CHAdeMO (Charge de Move) foi um dos primeiros padrões de carregadores rápidos para carros elétricos do mercado. O modelo que é originário da China, é DC e possui potência de até 400 kW.

Supercharger (Tesla)

O Supercharger é o modelo usado pela Tesla. De acordo com informações do site oficial da marca, esse carregador pode carregar 275 km em apenas 15 minutos de recarga. Além disso, apesar de ser nativo de carros da Tesla, atualmente a fabricante permite que outras montadoras utilizem seu padrão nos carregadores.

Carregador por indução

Aqui vale mencionar o carregador por indução. Este tipo de modelo ainda não é muito popular, por conta de seu alto investimento. Mas já existem alguns modelos que permitem que o veículo carregue sua bateria sem precisar se conectar a um cabo

Vale ressaltar que estes são os principais modelos utilizados atualmente. Assim como ocorreu com os celulares, estes padrões tendem a mudar e a se estabelecer com o tempo. Além disso, para todos os modelos existem adaptadores para carregar em corrente alternada nas casas ou empreendimentos comerciais que possuem carregadores Tipo 2.

Postos de recarga

No Brasil, o padrão mais comum de postos de recarga é o CCS2 de corrente contínua com potência até 350 kW. O conector é semelhante ao Tipo 2, porém com adicional de dois grandes pinos na parte inferior, para carregamento rápido.

Segundo dados da ABVE, em dezembro de 2022 o Brasil registrou aproximadamente 2.950 unidades de eletropostos públicos e semipúblicos. A estimativa é que até 2025 esse número chegue a 10 mil.

O Brasil conta com uma frota de 158.678 carros elétricos em circulação e pode chegar a 80 mil até o final de 2023, segundo projeção de especialistas. Clemente pontua que apesar do número de eletropostos, o Brasil ainda não acompanha o crescimento de emplacamentos e é carente de infraestrutura de carregamento fora de casa:

“A gente percebe que existe ainda uma latente demanda por estações de recarga pública. Principalmente para motoristas de aplicativo, como Uber e 99. É uma base muito importante que ainda é carente de mais Infraestrutura, mas estamos trabalhando nisso ativamente”.

Autonomia de um automóvel elétrico

Além da capacidade de armazenamento da bateria, a autonomia de um automóvel elétrico vai varia de acordo com o uso, distância e hábitos do motorista. Clemente pontua que é incomum, de acordo com o uso médio dos brasileiros, esgotar a bateria de um veículo elétrico diariamente.

“É muito raro esgotar toda autonomia de um veículo elétrico todos os dias. Geralmente a média do brasileiro é 35 km por dia. Eu carrego a bateria do meu veículo elétrico uma vez a cada duas semanas, e eu rodo 25.000 km por ano”.

Confira a seguir a autonomia dos principais veículos elétricos vendidos no Brasil, com a medição de autonomia determinada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que, em 2023, passou a utilizar a norma norte-americana de medição.  

ModeloAutonomia (Km)
CAOA Chery Icar EQ1197
FIAT 500E227
JAC e-JS1161
Renault E-KWID185
MINI Cooper161
Peugeot E-208220
BYD Dolphin291
Chevrolet Bolt390
Chevrolet Bolt EUV377
MINI Countryman8
Peugeot E2008234
Renault Zoe254
BYD D1258
BMW ix1303
JEEP Compass30
Nissan Leaf 192
AUDI RS e-tron GT313
AUDI RS e-tron S Sportback252
AUDI RS e-tron S Sportback Performance246
AUDI RS e-tron249
AUDI Q5 TFSLe37
AUDI Q5 Sportback TFSLe30
AUDI e-tron GT308
BMW 530e37
BMW ix3381
BMW ix XDrive 40327
BMW ix xDrive 50528
BMW 330e37
BMW i4 40422
BMW i4 M50335
BMW i4 eDrive35339
BMW i7 479
BYD HAN349
Great Wall Haval H6116
GWM HAVAL H6 GT116
GWM HAVAL H6113
JAC e-J7249
Jaguar I-PACE362
Mercedes-Benz EQE 300369
Mercedes-Benz EQE 300 SUV367
Mercedes-Benz EQA 250304
Mercedes-Benz EQB 250291
Mercedes-Benz EQC 400 4M271
Mercedes-Benz EQS450411
Mercedes-Benz AMG EQS 53 4M373
JAC e-JS4256
BYD TAN309
BYD YUAN PLUS294
BYD SONG PLUS28
CAOA CHERY TIGGO 854
DONFENG SERES 3206
VOLVO XC40231
BMW X331
BMW X5 XDrive45e54
BMW X5 xDrive50e MSP78
BMW X5 xDrive50e XLINE78
JAGUAR F-PACE35
PORSCHE CAYENNE CP PHE32
PORSCHE CAYENNE PHEV32
PORSCHE CAYENNE CP TSP30
PORSCHE CAYENNE TS PHE30
VOLVO C40247
VOLVO XC9046
VOLVO XC6055
VOLVO XC40305
Land Rover VELAR33
BYD ET3170
Citroen E-JUMPY289
FIAT E-SCUDO289
Peugeot E-EXPERT289
Renault Kangoo148
JAC IEV330P226
Ferrari 29610
McLaren Artura20
PORSCHE PANAMERA35
PORSCHE PANAMERA TSEHY30
PORSCHE TAYCAN 4S241
PORSCHE TAYCAN TURBO 281
PORSCHE TAYCAN TURBO S278
PORSCHE TAYCAN286
PORSCHE TAYCAN 4CT272
PORSCHE TAYCAN 4GTS318
PORSCHE TAYCAN 4S CT300

Fonte: Inmetro

Siga o Portal Solar nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/

Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Emily Moura

Emily Moura

Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura