Conheça os carregadores de veículo elétrico disponíveis no mercado brasileiro
Você sabia que existem diferentes modelos de conectores para abastecer veículos elétricos? Confira quais são os mais utilizados no Brasil


Um veículo elétrico pode ser a melhor solução para quem quer economizar, ou até mesmo zerar a despesa de combustível, e ainda colaborar com um meio ambiente mais sustentável. Porém, antes de adquirir um eletrificado é importante que o consumidor conheça como funciona o carregamento do veículo, correntes de energia e conectores, para avaliar a opção mais adequada para sua rotina.
O que são carregadores de veículos elétricos
Carregador de carro elétrico é um equipamento próprio e exclusivo para a alimentação de veículos eletrificados. Ao invés de combustíveis convencionais como o etanol e a gasolina, o carro é abastecido por energia elétrica. Normalmente o carregador acompanha o veículo na hora da compra.
Apesar de simples, existe atualmente no mercado uma boa variedade de modelos de carregadores de carros elétricos, que mudam conforme o carro e a potência do carregamento.
Segundo o Diretor de Infraestrutura da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e executivo da Tupinambá Energia, Clemente Gauer, o Brasil não possui uma padronização oficial, porém atualmente o modelo de plugue mais utilizado é o Tipo 2 europeu. “Basicamente, o Brasil escolheu o padrão europeu de recarga porque temos uma coisa em comum com a Europa, que é a disponibilidade de sistema trifásico”.
Tipos de carregadores de veículos elétricos
Há diferentes tipos de corrente, que afetam diretamente na velocidade que o veículo pode receber a carga. Essas categorias, além da velocidade de carga, são separadas entre Corrente Contínua (AC) ou Corrente Alternada (DC).
Saiba mais: Corrente elétrica contínua e alternada: o que são e diferenças
Correntes:
Lento - 3,7 kW a 7,4 kW (AC)
Esses carregadores são de perfil residencial, visto que possuem uma carga mais lenta, que pode durar de 6 a 12 horas para ser completada. Aqui, normalmente o consumidor deixa o carro carregando durante a noite.
Semi rápido - 7 kW a 22 kW (AC)
Os carregadores semirrápidos possuem um tempo de recarga mais curto do que o anterior, com tempo estimado de 2 a 6 horas. Neste caso, o modelo pode ser encontrado em comércios, shoppings e estacionamentos, e o veículo vai carregando enquanto o proprietário faz alguma atividade.
Rápido - 50 kW a 100 kW (DC)
Os carregadores rápidos e semirrápidos são normalmente encontrados em postos de recarga em rodovias e avenidas, usados para quando é necessário fazer uma recarga rápida, como uma viagem por exemplo. No caso desta opção, a recarga vai de 1,5 horas a 30 minutos.
Ultrarrápido - 100 kW a 350 kW (DC)
Aqui, como a opção anterior, esse tipo de carregamento é para quando o motorista precisa do veículo rapidamente. A diferença é o tempo de recarga completa, que pode ir de 30 a até 10 minutos.
Conectores
Cada modelo de carro possui o seu próprio tipo de conector. Como citamos anteriormente, ainda não há uma regulação sobre um padrão no Brasil, mas já há modelos mais populares. Confira a seguir os plugues mais utilizados pelos motoristas brasileiros.
Tipo 1 (SAE J1772)
Esse modelo foi adotado principalmente na China e Estados Unidos. O conector possui três pinos e foi construído para atender em rede monofásica e bifásica com corrente AC. Sua carga pode ser lenta, em potência de 3,7 kW, ou rápida, com potência de 7,4 kW.
Tipo 2 (IEC 62196)
Esse conector é o padrão Europeu e o mais popular no Brasil. Foi adotado no país por ser um modelo que pode ser utilizado em recargas trifásicas AC, com potência de até 22 kW. Essa opção possui mais pinos do que o modelo anterior para possibilitar as recargas trifásicas.
GB/T
O carregador GB/T, apesar de ter pinos parecidos com o tipo 2, não é compatível. Esse modelo é popular na China, e atende redes trifásicas AC e pode chegar à potência de até 22kW. Esse carregador também possui uma versão DC, que suporta uma maior capacidade de corrente, que pode chegar a 250 kW.
CHAdeMO
O CHAdeMO (Charge de Move) foi um dos primeiros padrões de carregadores rápidos para carros elétricos do mercado. O modelo que é originário da China, é DC e possui potência de até 400 kW.
Supercharger (Tesla)
O Supercharger é o modelo usado pela Tesla. De acordo com informações do site oficial da marca, esse carregador pode carregar 275 km em apenas 15 minutos de recarga. Além disso, apesar de ser nativo de carros da Tesla, atualmente a fabricante permite que outras montadoras utilizem seu padrão nos carregadores.
Carregador por indução
Aqui vale mencionar o carregador por indução. Este tipo de modelo ainda não é muito popular, por conta de seu alto investimento. Mas já existem alguns modelos que permitem que o veículo carregue sua bateria sem precisar se conectar a um cabo
Vale ressaltar que estes são os principais modelos utilizados atualmente. Assim como ocorreu com os celulares, estes padrões tendem a mudar e a se estabelecer com o tempo. Além disso, para todos os modelos existem adaptadores para carregar em corrente alternada nas casas ou empreendimentos comerciais que possuem carregadores Tipo 2.
Postos de recarga
No Brasil, o padrão mais comum de postos de recarga é o CCS2 de corrente contínua com potência até 350 kW. O conector é semelhante ao Tipo 2, porém com adicional de dois grandes pinos na parte inferior, para carregamento rápido.
Segundo dados da ABVE, em dezembro de 2022 o Brasil registrou aproximadamente 2.950 unidades de eletropostos públicos e semipúblicos. A estimativa é que até 2025 esse número chegue a 10 mil.
O Brasil conta com uma frota de 158.678 carros elétricos em circulação e pode chegar a 80 mil até o final de 2023, segundo projeção de especialistas. Clemente pontua que apesar do número de eletropostos, o Brasil ainda não acompanha o crescimento de emplacamentos e é carente de infraestrutura de carregamento fora de casa:
“A gente percebe que existe ainda uma latente demanda por estações de recarga pública. Principalmente para motoristas de aplicativo, como Uber e 99. É uma base muito importante que ainda é carente de mais Infraestrutura, mas estamos trabalhando nisso ativamente”.
Autonomia de um automóvel elétrico
Além da capacidade de armazenamento da bateria, a autonomia de um automóvel elétrico vai varia de acordo com o uso, distância e hábitos do motorista. Clemente pontua que é incomum, de acordo com o uso médio dos brasileiros, esgotar a bateria de um veículo elétrico diariamente.
“É muito raro esgotar toda autonomia de um veículo elétrico todos os dias. Geralmente a média do brasileiro é 35 km por dia. Eu carrego a bateria do meu veículo elétrico uma vez a cada duas semanas, e eu rodo 25.000 km por ano”.
Confira a seguir a autonomia dos principais veículos elétricos vendidos no Brasil, com a medição de autonomia determinada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que, em 2023, passou a utilizar a norma norte-americana de medição.
| Modelo | Autonomia (Km) |
| CAOA Chery Icar EQ1 | 197 |
| FIAT 500E | 227 |
| JAC e-JS1 | 161 |
| Renault E-KWID | 185 |
| MINI Cooper | 161 |
| Peugeot E-208 | 220 |
| BYD Dolphin | 291 |
| Chevrolet Bolt | 390 |
| Chevrolet Bolt EUV | 377 |
| MINI Countryman | 8 |
| Peugeot E2008 | 234 |
| Renault Zoe | 254 |
| BYD D1 | 258 |
| BMW ix1 | 303 |
| JEEP Compass | 30 |
| Nissan Leaf | 192 |
| AUDI RS e-tron GT | 313 |
| AUDI RS e-tron S Sportback | 252 |
| AUDI RS e-tron S Sportback Performance | 246 |
| AUDI RS e-tron | 249 |
| AUDI Q5 TFSLe | 37 |
| AUDI Q5 Sportback TFSLe | 30 |
| AUDI e-tron GT | 308 |
| BMW 530e | 37 |
| BMW ix3 | 381 |
| BMW ix XDrive 40 | 327 |
| BMW ix xDrive 50 | 528 |
| BMW 330e | 37 |
| BMW i4 40 | 422 |
| BMW i4 M50 | 335 |
| BMW i4 eDrive35 | 339 |
| BMW i7 | 479 |
| BYD HAN | 349 |
| Great Wall Haval H6 | 116 |
| GWM HAVAL H6 GT | 116 |
| GWM HAVAL H6 | 113 |
| JAC e-J7 | 249 |
| Jaguar I-PACE | 362 |
| Mercedes-Benz EQE 300 | 369 |
| Mercedes-Benz EQE 300 SUV | 367 |
| Mercedes-Benz EQA 250 | 304 |
| Mercedes-Benz EQB 250 | 291 |
| Mercedes-Benz EQC 400 4M | 271 |
| Mercedes-Benz EQS450 | 411 |
| Mercedes-Benz AMG EQS 53 4M | 373 |
| JAC e-JS4 | 256 |
| BYD TAN | 309 |
| BYD YUAN PLUS | 294 |
| BYD SONG PLUS | 28 |
| CAOA CHERY TIGGO 8 | 54 |
| DONFENG SERES 3 | 206 |
| VOLVO XC40 | 231 |
| BMW X3 | 31 |
| BMW X5 XDrive45e | 54 |
| BMW X5 xDrive50e MSP | 78 |
| BMW X5 xDrive50e XLINE | 78 |
| JAGUAR F-PACE | 35 |
| PORSCHE CAYENNE CP PHE | 32 |
| PORSCHE CAYENNE PHEV | 32 |
| PORSCHE CAYENNE CP TSP | 30 |
| PORSCHE CAYENNE TS PHE | 30 |
| VOLVO C40 | 247 |
| VOLVO XC90 | 46 |
| VOLVO XC60 | 55 |
| VOLVO XC40 | 305 |
| Land Rover VELAR | 33 |
| BYD ET3 | 170 |
| Citroen E-JUMPY | 289 |
| FIAT E-SCUDO | 289 |
| Peugeot E-EXPERT | 289 |
| Renault Kangoo | 148 |
| JAC IEV330P | 226 |
| Ferrari 296 | 10 |
| McLaren Artura | 20 |
| PORSCHE PANAMERA | 35 |
| PORSCHE PANAMERA TSEHY | 30 |
| PORSCHE TAYCAN 4S | 241 |
| PORSCHE TAYCAN TURBO | 281 |
| PORSCHE TAYCAN TURBO S | 278 |
| PORSCHE TAYCAN | 286 |
| PORSCHE TAYCAN 4CT | 272 |
| PORSCHE TAYCAN 4GTS | 318 |
| PORSCHE TAYCAN 4S CT | 300 |
Fonte: Inmetro
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

