Caminhão de corrida híbrido elétrico estreia na pista da Copa Truck
Desenvolvido pela Volkswagen, veículo VW Meteor Mission Zero foi pilotado por Felipe Giaffone na abertura da temporada 2023


O caminhão de corrida híbrido elétrico VW Meteor Mission Zero foi pela primeira vez à pista da Copa Truck na última quinta-feira (16/03). Desenvolvido em parceria pela Volkswagen Caminhões e Ônibus com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições, o veículo foi pilotado por Felipe Giaffone durante uma sessão de treino livre em Goiânia (GO), durante a primeira etapa da temporada 2023.
O regulamento da competição não permite o uso do sistema em treinos classificatórios e em corridas. Conforme a Volkswagen, o veículo utiliza um conjunto de trem de força híbrido, com motor elétrico para auxílio do motor a diesel. No domingo, sem utilizar o kit, Giaffone venceu a corrida 1 da categoria PRO.
A montadora detalhou que a integração eletrônica utiliza de forma sincronizada os sistemas de tração elétrica e à combustão, junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias.
“A Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra, mais uma vez, seu pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias, apoiando tecnicamente essa iniciativa que busca o avanço da categoria Copa Truck rumo à neutralização das emissões de carbono dos veículos, promovendo uma competição mais sustentável”, declarou o diretor de marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Luciano Cafure.
A montadora informou a reportagem do Portal Solar que o veículo estará em todas as etapas da Copa Truck de 2023. "Neste início teremos uma etapa de aprovação pela comissão organizadora e talvez ele participe dos treinos com o modo hibrido ligado, até obtermos a liberação para atuar na corrida oficial."
Laboratório nas pistas
O especialista técnico da CBMM, Érico França, explicou que a atuação da empresa no projeto se dá por meio da inserção tecnológica do nióbio na estrutura dos veículos, com o objetivo de oferecer mais resistência, leveza e segurança. Estão ainda previstas implementações progressivas, com aplicações em componentes, que podem ir das cabines e longarinas até testes do turbo compressor.
“Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O nióbio é um elemento-chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível”, apontou França.
Ele assinalou que também há a possibilidade de aplicação de materiais nanocristalinos (ligas que com o nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética. “A Copa Truck permite testar os materiais ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas: nos permite inovar mais rápido.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

