Caminhão de corrida híbrido elétrico estreia na pista da Copa Truck

Desenvolvido pela Volkswagen, veículo VW Meteor Mission Zero foi pilotado por Felipe Giaffone na abertura da temporada 2023

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Divulgação

O caminhão de corrida híbrido elétrico VW Meteor Mission Zero foi pela primeira vez à pista da Copa Truck na última quinta-feira (16/03). Desenvolvido em parceria pela Volkswagen Caminhões e Ônibus com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições, o veículo foi pilotado por Felipe Giaffone durante uma sessão de treino livre em Goiânia (GO), durante a primeira etapa da temporada 2023.

O regulamento da competição não permite o uso do sistema em treinos classificatórios e em corridas. Conforme a Volkswagen, o veículo utiliza um conjunto de trem de força híbrido, com motor elétrico para auxílio do motor a diesel. No domingo, sem utilizar o kit, Giaffone venceu a corrida 1 da categoria PRO.

A montadora detalhou que a integração eletrônica utiliza de forma sincronizada os sistemas de tração elétrica e à combustão, junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias.

“A Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra, mais uma vez, seu pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias, apoiando tecnicamente essa iniciativa que busca o avanço da categoria Copa Truck rumo à neutralização das emissões de carbono dos veículos, promovendo uma competição mais sustentável”, declarou o diretor de marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Luciano Cafure.

A montadora informou a reportagem do Portal Solar que o veículo estará em todas as etapas da Copa Truck de 2023. "Neste início teremos uma etapa de aprovação pela comissão organizadora e talvez ele participe dos treinos com o modo hibrido ligado, até obtermos a liberação para atuar na corrida oficial."

Laboratório nas pistas

O especialista técnico da CBMM, Érico França, explicou que a atuação da empresa no projeto se dá por meio da inserção tecnológica do nióbio na estrutura dos veículos, com o objetivo de oferecer mais resistência, leveza e segurança. Estão ainda previstas implementações progressivas, com aplicações em componentes, que podem ir das cabines e longarinas até testes do turbo compressor.

“Nosso foco é fazer implementações progressivas e aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão. O nióbio é um elemento-chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar a performance de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível”, apontou França.

Ele assinalou que também há a possibilidade de aplicação de materiais nanocristalinos (ligas que com o nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética. “A Copa Truck permite testar os materiais ao limite. É como colocar um laboratório nas pistas: nos permite inovar mais rápido.”

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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