BYD confirma investimento de R$ 3 bilhões no complexo de Camaçari
Companhia chinesa assumirá planta da Ford, fechada em 2021, e instalará três fábricas na Bahia


A BYD confirmou o investimento de R$ 3 bilhões na operação de três fábricas no complexo de Camaçari, localizado no estado da Bahia. Dessa forma, companhia chinesa assumirá a planta da Ford, fechada em 2021. As unidades irão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos e processar lítio e ferro fosfato.
Conforme a empresa, a operação de carros elétricos e híbridos terá capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo expandir para 300 mil. Já a atividade de voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, declarou a CEO da BYD Américas, Stella Li. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Leia mais: Conheça as principais fabricantes chinesas de veículos elétricos
Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5 mil empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, disse o presidente da BYD Brasil, Tyler Li.
O investimento já havia sido anunciado pelo governo da Bahia no ano passado, mas ainda carecia de detalhes e confirmação da própria BYD. A fabricante chinesa atualmente conta com uma operação em Campinas (SP), onde produz ônibus elétricos e placas solares.
Em 2022, a empresa superou a Tesla e tornou-se a marca de veículos elétricos mais vendida do mundo, com 1,8 milhões de unidades, incluindo também modelos híbridos. A empresa detém uma participação de mercado de 30% na China, com pelo menos 25 modelos diferentes disponíveis para comercialização.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025
Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%
31/12/20254 min de leitura
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura