Ambev e FNM vão produzir caminhões e vans elétricos
Centros de distribuição já operam com energia solar e serão usados para abastecer os veículos


A Ambev, empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água, 14ª maior companhia do país em receita líquida e que controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja, acaba de firmar uma parceria com a startup FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades) para o desenvolvimento de 1000 veículos elétricos, como caminhões e vans. A empresa pretende ter os automóveis até o fim de 2023, trabalhando na entrega de suas bebidas.
A empresa já vem usando energia solar em seus centros de distribuição e os mesmos serão usados para abastecer os veículos elétricos. A recarga total dos caminhões será feita por “Wallbox com tomadas CCS2” em até quatro horas, conectadas na rede de 380Volts nos próprios centros de distribuição da Ambev, espalhados pelo Brasil. Após testes na sede da fábrica da FNM e da Agrale em Caxias do Sul (RS), os caminhões vão começar a rodar. Desta forma, a companhia passa a contribuir ainda mais para reduzir a sua emissão de CO2.
Cada caminhão elétrico do modelo FNM 833 deixará de emitir 126 mil quilos de CO2 por ano. O veículo piloto rodará nas rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100km por dia. Após testes na sede da fábrica da FNM e da Agrale em Caxias do Sul (RS), os caminhões vão começar a rodar.
O veículo também conta com novas tecnologias focadas na segurança, como um sistema anticolisão com inteligência artificial e câmeras integradas. “Em 2019, quando firmamos uma inovadora parceria com a FNM, nos unimos a experiência da nossa produção de caminhões com a tecnologia de tração elétrica de ponta com Tecnologia da Informação integrada”, afirma Hugo Zattera, presidente da Agrale.
De acordo com Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev, “é motivo de muito orgulho para todos nós ver o projeto de uma startup brasileira se concretizar. Uma inovação que surgiu aqui no Brasil, com muitas colaborações e parcerias e que resultou em um veículo com tecnologias de ponta que agora poderá ser exportado para outros países e outras empresas interessadas”, comentou.
A FNM, também conhecida como FêNêMê, foi uma das participantes finalistas da primeira edição do programa Aceleradora 100+ da Ambev, em 2019. As empresas vêm trabalhando em inovações e tecnologias de ponta que entregam soluções sustentáveis e eficientes para a própria logística da Ambev e que podem ser utilizadas para clientes nacionais e internacionais.
Para isso, a FNM realizou contrato inédito de cooperação técnica e industrial com a Agrale, a única fábrica de veículos 100% brasileira, que atua há quase 60 anos no mercado nacional e internacional.
Essa união fará com que a Ambev já tenha contratado metade da frota de caminhões para rodar com energia limpa até 2023 e, portanto, com emissão zero de carbono. Esta é mais uma iniciativa para reduzir em 25% a emissão de CO2 em toda sua cadeia até 2025, um compromisso assumido pela companhia em 2018.
Centros de distribuição
A Ambev vai construir mais de 40 usinas de energia solar em 21 estados e no Distrito Federal onde atua e a ideia é abastecer 94 centros de distribuição da companhia.
O plano faz parte do compromisso da empresa de que até 2025 usará 100% de energia renovável e reduzirá as emissões de dióxido de carbono em 25%, instalação de 51 mil painéis solares com capacidade de 19 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 15 mil casas.
O projeto será executado em cooperação com a Solution, GD Solar e Gera Energia, responsáveis por todo o projeto e fornecerão energia para a Ambev por meio de um contrato de 10 anos. Após esse período, os produtores de bebidas terão a opção de compra das unidades. Até dezembro, outras 20 unidades serão inauguradas e as demais deverão ser utilizadas até o final do primeiro trimestre do ano que vem.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
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