Transmissão de energia solar do espaço é testada com sucesso
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) conseguiram detectar eletricidade convertida em micro-ondas por equipamento em órbita


A transmissão de energia solar do espaço para Terra foi executada com sucesso em um experimento realizado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Um protótipo lançado em órbita em janeiro entrou em operação e converteu eletricidade em micro-ondas, que foram detectadas pelos pesquisadores no telhado do laboratório do campus da universidade em Pasadena.
A geração de energia solar do espaço poderia garantir suprimento praticamente ilimitado de eletricidade, sem interferências de clima ou ausência de luz diurna. A tecnologia permitirá que satélites com painéis solares enviem eletricidade para qualquer local do planeta.
Leia mais: Japão testará transmissão de energia solar do espaço para Terra
“Os experimentos demonstram que é possível enviar energia para receptores no espaço e também direcionar para a Terra. Agora sabemos que a transmissão pode sobreviver a viajem e ser operada no solo”, explicou o pesquisador e professor da Caltech, Ali Hajimiri.
O equipamento consiste em um arranjo de transmissores de micro-ondas flexíveis e leves, permitindo o transporte via foguete. Além de provar que a tecnologia pode sobreviver ao lançamento e ao voo espacial, o experimento ofereceu informações úteis aos engenheiros do projeto.
“Da mesma forma que a internet democratizou o acesso a informações, esperamos que a transferência sem fio possa democratizar o acesso a energia. Nenhuma infraestrutura de transmissão será necessária para receber essa eletricidade no solo. Isso significa que poderemos enviar energia para regiões remotas e áreas devastadas por guerras e desastres naturais”, disse Hajimiri.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

