Sistema de energia solar adaptado ao clima amazônico

O projeto é resultado de estudo do Grupo de Pesquisa em Inovação Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (Gpidats), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

SISTEMA DE ENERGIA SOLAR ADAPTADO AO CLIMA AMAZÔNICO
Pixabay

Um sistema voltado à captação de energia solar foi implementado no município de Tefé, localizado a 523 km de Manaus. O modelo de duas placas solares é conhecido como Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede. O projeto é resultado de estudo do Grupo de Pesquisa em Inovação Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis (Gpidats), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O projeto de energia solar fotovoltaica foi adaptado para as características do clima na região Amazônica. O modelo acompanha a trajetória do sol.

Em entrevista ao G1, o coordenador do Núcleo de Inovações Tecnológicas Sustentáveis (Nits) de Mamirauá, Josivaldo Modesto, explicou que o sistema foi instalado inicialmente na Biblioteca Henry Walter Bates do instituto. “Esse é um sistema que gera energia a partir da radiação solar e alimenta uma determinada carga. Essa energia atende à demanda do local e gera um excedente entregue à rede da concessionária local – no caso, a Amazonas Energia”, afirmou.

Segundo Modesto, o modelo instalado em Tefé contempla dois sistemas, cada um com uma plataforma móvel que acompanha a trajetória do sol. Na primeira semana de funcionamento, um dos sistemas gerou 92kw/h, o que representa menos 65kg de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera, de acordo com o pesquisador. “Cada um tem 12 placas solares e cada uma delas tem capacidade de 200 watts-pico. Os dois sistemas fazem o mesmo trabalho. Colocamos mais de um porque a demanda de energia da biblioteca requer um trabalho mais robusto”, justificou.

A atuação “dupla” também ajuda os pesquisadores a entender o desempenho desse tipo de sistema nas condições climáticas do Amazonas. Primeira a ser instalada na região Norte, segundo o pesquisador, a estrutura é inspirada em uma metodologia já existente em diversas partes do mundo. “Adaptamos para as características da Amazônia. Temos um potencial solar muito bom aqui. Em contrapartida, a maior parte da energia gerada é por diesel, que polui e é mais nocivo ao aquecimento global”, explicou Modesto.

Uma das características climáticas da região, o excesso de chuvas não deve atrapalhar a distribuição de energia na biblioteca. “Caso o tempo feche, o sistema automaticamente dosa a alimentação de energia com a concessionária local. Não tem como eliminar 100% a matriz de diesel. A ideia é que as duas trabalhem juntas e que haja uma equalização”, afirmou o pesquisador.

Em funcionamento na biblioteca há uma semana, o sistema deve ser instalado em outro setor do Instituto Mamirauá até o fim do ano. “Agora vamos iniciar um processo de pesquisa que é a aquisição dos dados científicos para quantificar a energia que está entrando na biblioteca e o quanto de Dióxido de Carbono estamos evitando que seja emitido na atmosfera”, sintetizou.

LegislaçãoA implementação desse tipo de sistema já é regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em lei de abril de 2012, a agência reguladora permite ao consumidor a instalação de pequenos geradores e a troca de energia com a distribuidora local. Além da energia solar, a legislação é válida para fontes hídricas, eólicas, biomassa e cogeração qualificada.

Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

RANKING-LISTA-OS-PAINEIS-SOLARES-MAIS-EFICIENTES-DE-2025
Tecnologia

Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025

Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial

22/12/20251 min de leitura

TELHADO IDEAL PARA ENERGIA SOLAR: COMO ORIENTAÇÃO, INCLINAÇÃO E SOMBREAMENTO AFETAM SUA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA
Tecnologia

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica

Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.

15/12/20254 min de leitura

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura