Preços de painéis solares devem ter queda de mais de 15% até o início de 2024
Aumento na oferta de silício policristalino seguirá reduzindo os custos dos equipamentos de energia solar ao longo do ano


Os preços de painéis solares chineses deverão cair mais do que 15% até o início de 2024, mostra relatório da consultoria Clean Energy Associates (CEA). A previsão é que o declínio nos custos do silício policristalino deverá provocar a queda entre o primeiro trimestre de 2023 e o primeiro trimestre do próximo ano.
O silício policristalino é a principal matéria-prima dos módulos fotovoltaicos e esteve extremamente pressionado nos últimos dois anos, em razão da escassez de oferta e aumento da demanda global por energia solar. Com a expansão da capacidade produtiva do insumo, que vem ocorrendo desde o segundo semestre de 2022, esse trajetória inflacionária foi interrompida.
A CEA ressalta que os preços da matéria-prima ainda estão altos, em razão do desequilíbrio na oferta, e respondem por 16% dos preços das placas solares. No último trimestre de 2022, esse percentual era de 22%. A expectativa é de continuidade na queda até o final do ano.
Oferta supera a demanda
O relatório também destaca que a capacidade global de produção da indústria de energia solar passará por um rápido crescimento no período entre 2022 e 2027, com a capacidade dobrando para lingotes e wafers e, possivelmente, quadriplicando para o silício policristalino. Nesse período, a oferta passará de 25% para 100% da demanda.
Essa expansão seguirá extremamente concentrada na China, mas existem planos ambiciosos em outros países, especialmente para módulos e células no sudeste asiático, Índia e Estados Unidos.
No final do ano passado, a BloombergNEF (BNEF) havia estimado que o início da operação de novas fábricas de silício viabilizará o fornecimento de 500 GW em placas solares, superando a instalação anual prevista para os próximos dois anos.
Transição tecnológica
A CEA avalia que, entre 2023 e 2024, módulos TOPCon devem permanecer mais caros que equipamentos da tecnologia PERC, pois novas linhas de produção de células ainda levarão tempo para ganhar escala.
A partir de 2024, a queda nos preços deverá desacelerar, com as margens pressionadas em todos as etapas da cadeia de fornecimento. O relatório indica que, com o crescimento da adoção da tecnologia TOPCon, é esperado que módulos PERC sejam comercializados com preços cada vez menores, até que a tecnologia seja aposentada.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

