Pesquisa aponta influência do tipo de solo na geração de usinas solares

Estudo da Eletrobras avaliou o impacto de diferentes superfícies na produção e eficiência de placas fotovoltaicas bifaciais

PAINÉIS SOLARES INSTALADOS EM SOLO ARENOSO, ORGANIZADOS EM FILEIRAS INCLINADAS, COM CÉU AZUL AO FUNDO
Adobe Stock

Uma pesquisa desenvolvida pela Eletrobras nas instalações da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO) avaliou a influência de diferentes tipos de solo na geração de energia solar com painéis bifaciais, equipamentos que possuem células fotovoltaicas nos dois lados, o que permite também aproveitar a luz solar que é refletida no chão.

O estudo foi realizado em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e a empresa Volt Max Engenharia. Por sete meses, seis tipos de solos (ráfia, polietileno, grama verde sintética, grama branca sintética, bidim e pedregoso) foram estudados simultaneamente em uma área de 14 mil m², onde foram instalados 1.440 módulos solares com capacidade total de 735kWp (quilowatt-pico).

A usina tem cerca de 10% do tamanho de uma usina fotovoltaica média para a geração comercial. Conforme a companhia, foi a primeira pesquisa em grande escala para avaliar o papel do solo na produtividade das placas bifaciais. Estudos já disponíveis no mercado indicam que esses equipamentos podem gerar até 30% mais energia do que as placas tradicionais, monofaciais. A proposta foi ampliar o conhecimento.

“O maior diferencial e ineditismo dessa pesquisa é que a avaliação não foi comprometida pelas questões ambientais. Todos os tipos de solos foram avaliados simultaneamente, com as mesmas interferências externas, como chuva, incidência solar e temperatura. Nesse espaço controlado, foi possível ter dados mais precisos e confiáveis”, explicou o gerente de engenharia e planejamento na Hidrelétrica Santo Antônio, André Schiante.

Resultados

O estudo demonstrou que, ao comparar o custo de instalação e manutenção com o retorno em produtividade na geração, a diferença entre os seis tipos de solo é pequena. Porém, a curto prazo, o solo que apresenta mais benefício é o pedregoso, que é o solo natural do ambiente. Apesar de o polietileno ter demonstrado maior eficiência na geração, seu custo de implantação é três vezes maior, ou seja, 300% mais caro que o pedregoso, por exemplo.

Tipo de soloGeração anual
Polietileno120,336 MW/h
Solo pedregoso117,297 MW/h
Grama sintética branca115,861 MW/h
Bidim115,807 MW/h
Ráfia107,449 MW/h
Grama sintética verde104,203 MW/h

“A curto prazo o solo pedregoso se mostrou mais vantajoso nessa pesquisa do ponto de vista de investimento. Porém, a decisão de qual solo usar deve levar em consideração as estratégias do investidor, comparando as características do ambiente onde a planta será instalada, as especificidades do projeto e seus objetivos de curto e longo prazo”, detalha Schiante.

“A pesquisa trouxe, com dados reais, a relação entre o tipo de cobertura do solo e a energia gerada, um elemento importantíssimo para o projeto e previsibilidade de resultados de geração fotovoltaica com módulos bifaciais. Os números também permitem planejar o aumento da produção em usinas já existentes”, complementou o coordenador do Grupo de Energia do Departamento de Energia e Automação Elétricas da USP, André Gimenes.

Em um ano, a usina solar gerou no total 680,953 MW/h, energia suficiente para abastecer 446,4 residências médias no Brasil. Como a usina funcionou como um laboratório, sem intenção de comercializar, a energia produzida foi utilizada nas instalações da hidrelétrica e para abastecer os carros elétricos da companhia.

Ainda conforme a pesquisa, o solo pedregoso, que apresentou um dos melhores resultados de geração e menor custo para implementação, já é um solo com baixa aptidão para o plantio. “A energia solar é um modelo de fonte limpa e renovável, mas para fins comerciais é necessário destinar áreas extensas. E o estudo demonstrou que escolher áreas rochosas, além de otimizar custos de produção, também pode reduzir o impacto ambiental e tornar o projeto mais sustentável”, explicou Schiante.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

MÓDULOS FOTOVOLTAICOS: UM GUIA DEFINITIVO SOBRE GARANTIAS, DATASHEETS E PÓS-VENDA
Tecnologia

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda

O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.

11/12/20254 min de leitura

BRASILIA-SUPERA-SAO-PAULO-EM-VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS
Tecnologia

Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos

Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro

04/12/20252 min de leitura

PAINÉIS SOLARES BIFACIAIS PARA RESIDÊNCIAS: VANTAGENS, LIMITAÇÕES E QUANDO REALMENTE COMPENSAM
Tecnologia

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam

Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.

01/12/20254 min de leitura

BATERIAS, O NOVO PETRÓLEO: A CORRIDA PELO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL
Tecnologia

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil

Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.

24/11/20256 min de leitura

FROTA-DE-CARROS-ELETRICOS-DO-BRASIL-DEVE-ATINGIR-3-7-MILHOES-DE-UNIDADES-EM-2035
Tecnologia

Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035

Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia

19/11/20252 min de leitura

VENDAS-DE-CARROS-ELETRICOS-CRESCEM-33-NO-BRASIL-EM-OUTUBRO
Tecnologia

Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro

Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE

10/11/20252 min de leitura

ARMAZENAMENTO-DE-ENERGIA-DEVE-MOVIMENTAR-R-2-2-BI-NO-BRASIL-EM-2025
Tecnologia

Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025

Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA

06/11/20255 min de leitura

A ESTRUTURA VITAL DE UM CENTRO DE OPERAÇÕES - COG
Tecnologia

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG

A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.

29/10/20255 min de leitura