O que afeta o custo de um sistema de energia solar fotovoltaica?
Da fabricação até a instalação, conheça os elementos que impactam o investimento do consumidor


O preço de um sistema de energia solar fotovoltaica é impactado por uma série de fatores, que vão desde a oferta de matéria-prima até condições no local da instalação. Para que você entenda melhor essa equação, o Portal Solar apresenta todos os elementos que compõe o custo final para o consumidor.
Matéria-prima e fabricação
Um kit fotovoltaico é formado por um conjunto de equipamentos que converte a luz do Sol em energia elétrica e permite que o consumidor a utilize em sua residência. O principal item desse conjunto é o módulo fotovoltaico, também conhecido como placa ou painel solar. Atualmente, quase toda a fabricação mundial desse produto se concentra na China. Entre as matérias-primas para a produção do módulo estão o vidro fotovoltaico, o alumínio e o silício.
Em momentos em que há grande demanda e falta desses insumos no mercado, o custo da fabricação sobe e o painel fica mais caro.
Frete marítimo internacional
Como quase toda a produção industrial dos equipamentos está na China, o transporte desses produtos para o resto do mundo depende de grandes navios cargueiros. Isso faz com que o preço do frete marítimo impacte diretamente o preço da energia solar.
Um congestionamento num porto ou a escassez de contêineres podem encarecer os custos de um sistema fotovoltaico.
Câmbio e impostos de importação
A maior parte da precificação dos equipamentos está atrelada ao dólar. Quando a moeda norte-americana está muito mais valorizada que o Real o preço sobe; o inverso também é verdade. Soma-se a essa conta impostos e tarifas de importação que deixam o sistema fotovoltaico mais caro.
Desenvolvimento e instalação
Por fim, quando o produto finalmente está em solo brasileiro, entram os elementos mais visíveis nos custos da instalação: o desenvolvimento do projeto, a logística e a mão-de-obra. O valor pago a um profissional bem-preparado e qualificado para esse tipo de trabalho compensa futuras dores de cabeça e prejuízos trazidos por um serviço malfeito.
E como fica essa conta? Vale a pena investir?
Apesar de todos esses elementos e possíveis flutuações de preço no curto-prazo, o investimento em energia solar vale muito a pena. Graças aos avanços tecnológicos, a tendência de longo prazo é de forte redução nos preços dos equipamentos. Na última década, esses custos caíram cerca de 90%. Ao mesmo tempo, a conta de luz aumenta sem parar. Uma vez que o sistema fotovoltaico está instalado, ele traz previsibilidade aos custos com energia e protege o consumidor de variações como inflação e bandeiras tarifárias.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

