Energia solar deve dobrar no Brasil em 2024 devido a avanços tecnológicos
Segundo análise do Meu financiamento Solar, internet 5G, inteligência artificial e mobilidade elétrica vão demandar maior oferta de energia limpa e barata


Número de sistemas fotovoltaicos instalados em coberturas de residências e empresas no Brasil deve dobrar no próximo ano, devido a abertura do mercado da quinta geração de internet móvel (5G), o crescimento das vendas de veículos elétricos e a maior facilidade para aquisição de baterias de armazenamento energético, aponta análise realizada pelo Meu Financiamento Solar.
De acordo com a Diretora da Fintech Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, as novas tecnologias de mobilidade elétrica e de banda larga vão exigir uma expansão significativa de geração de eletricidade limpa e barata, como os sistemas solares, justamente para atender o aumento expressivo do consumo de energia desses novos mercados.
“No caso do setor de telecomunicações, a energia solar combinada com sistemas de armazenamento ajudará a ampliar o acesso à internet para locais remotos e sem cobertura, conferindo maior segurança ao fornecimento elétrico das antenas. Numa espécie de sinergia, o 5G também pode melhorar a capacidade de gerenciamento dos sistemas fotovoltaicos a partir de tecnologias de inteligência artificial e internet das coisas”, analisa a executiva.
Segundo projeções de mercado, as operadoras de telecomunicações devem investir bilhões de reais para ampliar a infraestrutura de cobertura, uma vez que a rede 5G demandará 10 vezes mais antenas do que a rede 4G. Assim, a energia solar será essencial para democratizar o acesso à internet móvel no País.
Armazenamento de energia
Outro setor em alta é o de armazenamento de energia com baterias. Segundo dados da BloombergNEF, 2022 foi mais um ano recorde para o armazenamento de energia elétrica no mundo, com a adição de 16 gigawatts (GW) de novos projetos, com capacidade de 35 GWh, foram implementados ao redor do planeta. Isto representa um aumento de quase 70% em relação a 2021.
Para os próximos anos, as perspectivas permanecem positivas: a BloombergNEF projeta que 1.400 GWh de novos projetos serão implementados até 2030, incluindo o Brasil. Ou seja, 40 vezes o que foi instalado no ano de 2022.
Os estudos da entidade também indicam que a capacidade de armazenamento de energia mais do que dobrou de 2020 para 2021 e que o preço das baterias de lítio caiu quase 90% na última década. Essa redução exponencial de preços é puxada pelo desenvolvimento da indústria da mobilidade elétrica, grande demandante de baterias.
“Portanto, a energia solar é atualmente a alternativa mais sustentável e mais atrativa para consumidores residenciais e empresariais se conectarem com as novas tecnologias do mundo digital e eletrificado”, conclui Reis.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

