Copa do Mundo faz uso energia solar para amenizar calor no Catar
Equipamentos fotovoltaicos garantem o funcionamento de sistemas de refrigeração sustentáveis nos estádios durante a competição


O Catar está fazendo uso da energia solar para amenizar as altas temperaturas do país durante a Copa do Mundo. O torneio, tradicionalmente disputado em junho, ocorre dessa vez em novembro para fugir do verão do hemisfério norte. Ainda assim, o calor continua sendo um grande desafio aos organizadores.
Leia mais: Conheça os estádios da Copa do Mundo do Catar que contam com energia solar
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Para tentar dirimir os efeitos das altas temperaturas, a FIFA aprovou oficialmente o uso do Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global, para os locais e todas as instalações da Copa. Trata-se de um 'resfriamento local', somente das áreas necessárias, como o campo de jogos e as arquibancadas, por meio de energia solar.
O sistema se adapta ao design e características de cada um dos estádios. A tecnologia utiliza 40% menos energia do que os sistemas de refrigeração convencionais. Nos estádios, utilizando-se a energia solar, o ar externo é resfriado e distribuído por meio de grades nas arquibancadas e grandes bocais nas laterais do campo.
Os sistemas são isolados e refrigerados localmente para torná-los o mais ecológicos possível. Nas laterais do campo, existem alguns painéis que atraem o ar quente para máquinas localizadas abaixo do campo que, por sua vez, além de resfriar o ar e devolvê-lo ao estádio, eliminam odores corporais, filtram pólen e poeira.
Localizadas a alguns quilômetros de distância, há usinas cujas máquinas recebem água gelada que, por sua vez, é bombeada para dentro do estádio por meio de canos.
“Projetos como o utilizado na Copa demonstram que ainda há muito a se desenvolver neste campo e que há muitos craques espalhados pelo mundo que podem contribuir para a evolução da eficiência energética”, declarou o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), Bruno Herbert Batista Lima.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

