Células solares de 210 mm serão a principal tendência do mercado, avalia diretor da Trina Solar
Empresa acredita que uso desses materiais será a principal tendência no futuro da cadeia fotovoltaica


A utilização de células solares de 210 mm em módulos fotovoltaicos será a maior tendência do mercado, avalia o diretor-geral para a América Latina e Região do Caribe da Trina Solar, Álvaro García-Maltrás. Ele destacou a utilização da tecnologia nos painéis Vertex 660W +, durante evento online de lançamento do produto no Brasil.
“Esses módulos são formados com células solares de 210 mm, que são atualmente as maiores disponíveis para a fabricação em massa. Na Trina, estamos convencidos de que o uso dessas células será a principal tendência no futuro, por motivos muito fáceis de explicar”, disse o executivo.
“Com elas, alcançamos maiores eficiências e potências, além de obter níveis mais baixos de tensão, permitindo um projeto elétrico mais econômico, especialmente em grandes usinas solares”, detalhou García-Maltrás.
Ele assinalou que, atualmente, diferentes tamanhos de células coexistem no mercado, pois essa atualização de tecnologia exige investimentos significativos que nem todos os fabricantes podem realizar imediatamente. “Felizmente para Trina Solar e para nossos clientes, podemos arcar com esses investimentos agora.”
Conforme a fabricante, os painéis Vertex 660W +, de potência ultra alta e eficiência de 21,6%, têm características diferenciadas para grandes projetos e sua nova tecnologia de transporte desenvolvida pela Trina permite reduzir gastos. A série tem corte não-destrutivo e interconexão de alta densidade, multi-busbar (MBB), além de baixa voltagem e alta potência por string,
Durante a transmissão, García-Maltrás estimou que a produção do equipamento será iniciada no terceiro trimestre, mas com grandes volumes disponíveis possivelmente no final do ano. “Obviamente, é preciso planejar grandes projetos com antecedência e os pedidos já podem ser discutido imediatamente.”
O executivo reforçou o crescimento das vendas da empresa no Brasil, que totalizaram mais de 850 MWp em painéis solares em 2020, incremento anual de 60%. “Tivemos um ano muito forte e a tendência é manter o desempenho em 2021. O crescimento do setor é maior que esperávamos há dois anos. Estamos expandindo nossa equipe local, é preciso ter presença forte para atender cada vez mais clientes.”
“O ano tem sido muito dinâmico em todos os sentidos, incluindo na logística e na cadeia de valor, tem sido muito instável e sujeitos a grandes variações. É preciso estar presente para explicar as mudanças tecnológicas e atender no nível operacional. Há três anos, erámos um player pequeno no Brasil. Agora, buscamos ser o número 1”, completou García-Maltrás.
Leia mais notícias sobre energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

