Energia solar no Piauí ajuda a bombear água de poços artesianos
Dez sistemas já foram instalados e vão ajudar os moradores rurais que não possuem energia elétrica para o bombeamento nos poços artesianos


Os moradores de comunidades rurais, localizadas na região de Campo Maior, Floriano, José de Freitas e Oeiras, e que não possuem energia elétrica para bombear a água de poços serão beneficiados com o uso da energia solar. O projeto Energia Solar para Bombeamento de Água no Semiárido Piauiense, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), já instalou 10 sistemas que estão transformando vidas através da tecnologia.
De acordo com o professor Marcos Lira, o sistema consiste em uma placa de energia solar e uma bomba que é colocada dentro do poço. A água, que em média é utilizada 5 mil litros por dia, tem de ter o propósito de ser utilizada para agricultura familiar. “Então, é preciso termos ali a partir de duas famílias que possam fazer o uso dessa água. Temos tido experiências fantásticas do antes e do depois dessas comunidades”, afirmou Lira. Os recursos financeiros do projeto são geridos pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).
Em 2017, a universidade recebeu um recurso oriundo de uma emenda parlamentar para investir em ações que envolvesse energia solar. “Entendemos que poderíamos reunir dois grandes recursos que temos em abundância no nosso estado: a radiação solar e o lençol freático. Nasceu, então, a ideia realizamos um projeto de sistema de bombeamento de água no semiárido piauiense utilizando a energia solar”, explicou o professor Lira do curso de Engenharia Elétrica e coordenador do projeto.
Em dezembro de 2019, a FADEX apresentou o projeto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização das Nações Unidas (ONU), na qual esteve entre as seis ações premiadas, garantindo recursos para a instalação de mais 10 sistemas. Um sistema maior, que abrange um número significativo de famílias deve ser instalado até o final de 2020.
A pesquisa sobre energia solar para bombeamento de água no semiárido piauiense tem como parceiras as seguintes instituições: IFPI, EMATER, Instituto Piauí Solar, Secretaria de Agricultura dos municípios e sindicatos dos trabalhadores rurais. A iniciativa nasceu do anseio do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES) em querer levar à comunidade tecnologias de convivência com o semiárido de forma sustentável.
Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, as universidades federais têm um papel social importantíssimo assim como na contribuição do desenvolvimento da região onde estão inseridas e isso não é diferente com relação à UFPI.
“Nós temos desde quando assumimos a Reitoria, procurado fazer com que a universidade saia dos seus muros e vá até a comunidade, e também trazendo mais a comunidade para dentro da universidade. E nesse sentido de levar a universidade até a comunidade nós fazemos isso de várias formas, como através de projetos de extensão como este, levando conhecimento gerado dentro da universidade para promover o bem-estar social e melhoria da qualidade de vida da população”, avaliou.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

