Pesquisadores norte-americanos criam janelas coloridas que geram eletricidade
Tecnologia traz vidraça que redireciona a iluminação externa ou interna para células solares fotovoltaicas


Pesquisadores da Universidade Rice de Houston, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vidraça que pode redirecionar a iluminação externa ou interna para células solares fotovoltaicas. O estudo inédito para produção de energia limpa foi publicado recentemente na revista Polymer International.
Segundo os estudiosos, a tecnologia de concentradores solares luminescentes (LSC na sigla em inglês) não é nova. Há mais de uma década ela já é considerada uma forma promissora de produção de energia integrada aos edifícios, por produzir eletricidade tanto a partir da luz solar externa quanto da luz interna utilizada na iluminação das casas e edifícios.
Mas há uma novidade trazida pelos pesquisadores: um novo luminóforo confeccionado por um polímero especial, chamado de “polímero conjugado”, que é colocado entre dois painéis de acrílico transparentes. Essa camada fina é o “ingrediente secreto” que absorve a luz em um comprimento de onda específico e o direciona para as bordas do painel, que são revestidas com células solares comuns.
Tecnicamente, um polímero conjugado é um composto que pode ter as suas propriedades químicas ou físicas ajustadas de acordo com a aplicação desejada, como filmes condutores ou sensores para equipamentos biomédicos. Isso acontece porque essas estruturas são capazes de conduzir tanto elétrons quanto íons.
O protótipo de polímero conjugado criado pelos pesquisadores foi chamado de PNV (polinaftaleno-alt-vinileno), que é capaz, por enquanto, de absorver e emitir a luz vermelha, mas que brevemente absorverá luz de um variado gradiente de cores. “Ao funcionar como um guia de ondas, o material aceita luz de qualquer direção, mas controla a sua saída diretamente para as células solares”, explica a pesquisa.
O resultado foi que os novos painéis mostraram uma eficiência na conversão de energia luminosa em eletricidade de até 2,9% no caso da luz solar direta, e 3,6% quando a exposição foi sob uma luz LED ambiente.
Ao comparar esses valores com a eficiência das células solares convencionais, estas revelam uma eficiência bem superior, chegando quase a 20%. “No entanto, é importante observar que as novas janelas funcionam ininterruptamente, continuando a gerar energia mesmo depois que o sol se põe. Além de serem mais artísticas”, acrescenta a pesquisa.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura