Pesquisadores coreanos desenvolvem painel solar transparente que pode ser integrado aos dispositivos móveis
Nova solução poderá ser integrada, por exemplo, nos aparelhos celulares ou nos automóveis, entre outros


Pesquisadores da Universidade Nacional de Incheon desenvolveram a primeira célula solar totalmente transparente que pode ser integrado dispositivos móveis como carros elétricos, smartphones e sensores. Trata-se de uma técnica inovadora para a camada de heterojunção da célula solar, na qual a combinação de semicondutores de óxido de níquel e dióxido de titânio cria uma célula solar eficiente e totalmente transparente ecologicamente correto e fácil de usar.
A nova solução é uma tentativa de trazer as células solares a outros tipos de aplicações. Segundo os pesquisadores coreanos, hoje, a opacidade das células solares modernas limita seu uso diário. “Esses painéis são usados apenas em telhados, em áreas remotas e fora do alcance do público”, explica o professor da universidade de Incheon, que lidera a pesquisa Joondong Kim. Segundo ele, as propriedades exclusivas das células fotovoltaicas transparentes abrem oportunidades de integrarem diversas aplicações. “Os painéis totalmente transparentes serão usados na construção de janelas e até mesmo em telefones celulares”, prevê Kim.
Os pesquisadores relatam que a eficiência de conversão energética dos painéis em estudo foi de apenas 2,1%, necessitando de mais estudos para falar em comercialização. A nova tecnologia de células transparentes adota o dióxido de titânio (TiO2), um semicondutor eficiente, usado atualmente na tecnologia de células solares, não tóxico e amigo do ambiente, sendo também abundante na Terra. Sua combinação com o óxido de níquel (NiO), que também é um semicondutor com características de alta transparência óptica cria painéis solares transparentes que são ecologicamente corretos e fáceis de usar.
Esses tipos de células transparentes também estão sendo desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Estadual do Michigan, EUA. Dedicada especialmente na transparência, a equipe obteve sucesso na sua criação, desenvolvendo um concentrador solar luminescente transparente, que pode ser colocado sobre uma superfície transparente como uma janela, por exemplo, um automóvel ou inclusive em fachadas de arranha-céus cobertos de vidro. Dessa maneira, pode colher energia solar sem afetar a passagem da luz.
As moléculas orgânicas utilizadas na tecnologia, absorvem comprimentos de onda de luz que não são visíveis ao olho humano, como a luz infravermelha e ultravioleta. Os pesquisadores acreditam que estes novos dispositivos poderão ser integrados em janelas, por exemplo, de modo relativamente barato, já que grande parte do custo da energia fotovoltaica convencional não é da própria célula solar, mas dos materiais em que é aplicada, como o alumínio e o vidro. Dessa forma, o revestimento de estruturas existentes com células solares eliminaria parte desse custo de material.
“Se as células transparentes se mostrarem comercialmente viáveis, a energia gerada por elas poderia compensar significativamente o uso de energia de grandes edifícios”, disse um dos pesquisadores Dr. Lunt, que começará a lecionar na Universidade Estadual do Michigan em breve.
As energias renováveis, como a solar, são a aposta para a transição energética e para isso, muitos cientistas estão trabalhando nesta área. Segundo os pesquisadores, nos últimos anos, a energia solar tornou-se mais acessível, ecologicamente correta, e mais eficiente.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura