White Martins e RS firmam acordo para produção de hidrogênio verde
Iniciativa prevê estudos para aproveitar expertise da companhia e potencial de energias renováveis no estado


A White Martins, empresa fornecedora de gases industriais e medicinais, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo do Rio Grande do Sul com o intuito de viabilizar a produção de hidrogênio verde.
O acordo prevê um estudo, por parte da autoridade estadual, para levantar dados sobre a viabilidade do uso do hidrogênio verde na região. Os resultados serão utilizados pela White Martins para determinar a possibilidade da implantação de uma planta produtora de hidrogênio verde e de amônia verde no estado.
Este é o terceiro MoU assinado este ano pela White Martins, empresa que representa a Linde na América do Sul. Em abril, a companhia estabeleceu um memorando com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, para oficializar seu interesse em participar do projeto HUB de Hidrogênio Verde na região. Já no final de outubro foi assinado, na Alemanha, um MoU com o Governo do Ceará, que irá apoiar no estudo de viabilidade para implantação de uma planta de hidrogênio no estado.
Alternativa para descarbonização da economia
O hidrogênio verde, produzido por meio de um processo conhecido como eletrólise da água, que separa os átomos de hidrogênio dos de oxigênio por meio de fontes de energia renováveis, tem se constituído como a próxima fronteira energética e considerado como uma alternativa para a descarbonização da economia, já que pode ser utilizado em diversos setores, como indústrias e transportes.
Para o presidente da White Martins, Gilney Bastos, o fato de a Linde já dominar tecnologias em todas as etapas da cadeia produtiva do hidrogênio verde coloca a White Martins em uma posição estratégica para este tipo de empreendimento.
“A Linde tem uma joint venture com a empresa inglesa ITM para fabricação de eletrolisadores, com unidades já em funcionamento. Um deles opera em Wesseling, na Alemanha. Em 2022, deveremos iniciar outro no mesmo país. Mas também operamos reformadores, que produzem hidrogênio a partir do gás natural; e plantas de amônia, utilizada como transporte do hidrogênio”, explicou o executivo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

