WEG fornecerá à Copel sistemas de armazenamento de energia
Projetos incluem utilização de baterias de lítio e de vanádio, além usinas de geração fotovoltaica


A WEG anunciou o fornecimento de sistemas de armazenamento de energia para a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O contrato engloba fabricação, construção, comissionamento, garantia e suporte técnico de quatro projetos totalizando 1,8MW de potência e 3,7MWh de capacidade de armazenamento e também incluem o desenvolvimento de todo o controle da microrrede de uma planta.
Dentro do escopo de produtos fornecidos, estão quatro sistemas que incluem baterias de íons de lítio, baterias de fluxo-vanádio, usinas de geração fotovoltaica, transformadores, painéis de baixa tensão, painéis de média tensão, automação das plantas (EMS), sistema de gerenciamento de baterias (BMS) e eletrocentros.
A WEG assinala que o fornecimento faz parte de um rol de ações da Copel aprovados em chamada pública estratégica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para arranjos técnicos e comerciais para a inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro.
Os projetos serão implantados nos munícipios de Ipiranga e Pinhão e na Ilha das Cobras, área remanescente da Mata Atlântica, além de uma solução transportável com capacidade de 1MWh para ser conectada à rede de distribuição nos casos de atendimento de contingências programadas ou atendimentos sazonais de demandas com pico de consumo.
“Já temos tradição no fornecimento de BESS [Battery Energy Store System] nos Estados Unidos e agora, com mais de 10 projetos em andamento no Brasil, estamos reforçando o protagonismo da WEG no desenvolvimento de soluções para armazenamento de energia e controle de microrredes no Brasil”, declarou o diretor superintendente da WEG Automação, Manfred Peter Johann.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

