Fabricante chinesa CATL apresenta bateria de íon de sódio
Produto poderá ser usado na eletrificação do transporte em diversos cenários, especialmente em locais com clima mais frio


A fabricante chinesa CATL lançou ontem (29/7) uma bateria de íon de sódio e se tornou a primeira grande indústria a apresentar a tecnologia para comercialização. De acordo com a companhia, a fabricação é compatível com as linhas de produção de baterias de íon lítio, que poderão ser rapidamente adaptadas para ganho de escala.
A empresa afirma já ter iniciado o desenvolvimento para criação de uma cadeia industrial até 2023 e assinala que a inovação tem como vantagens alta densidade de energia, capacidade de recarga rápida, estabilidade térmica e boa performance em baixa temperatura.
A primeira geração do produto poderá ser usada na eletrificação do transporte em diversos cenários, especialmente em locais com clima mais frio.
A tecnologia de íon sódio é vista como potencialmente mais barata e menos agressiva do que o íon-lítio, em razão do sódio ser um material mais abundante e com um processo de extração menos agressivo.
O analista sênior da Wood Mackenzie, Le Xu, destaca que a CATL é a líder global da produção de células de íon-lítio, com 490 GWh de capacidade fabril. A companhia também é uma das maiores consumidoras de lítio do mundo. Ao desenvolver uma tecnologia de íon de sódio, a empresa poderá diversificar o uso de matérias-primas.
“Fabricantes de baterias, como a CATL, Tesla e LG Chem, tem assinado acordos de fornecimento com mineradoras na Austrália e no Chile, impulsionando derivados do lítio a picos de preços nos últimos seis meses”, disse Xu.
O analista indica que uma solução com sódio poderia resolver desafios de custos enfrentados por desenvolvedores de projetos renováveis chineses, trazendo os custos de sistemas de armazenamentos para um novo patamar mais baixo. “Poderia também ajudar a China alcançar a meta de neutralidade de emissões”, disse.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

