Coréia do Sul troca baterias de íons de lítio por de fluxo de vanádio
Número de incêndios que comprometia segurança no armazenamento de energia levou governo a exigir nosso sistema


O aumento do número de incêndios por bateria de íons de lítio durante o uso em sistemas de armazenamento de energia levou a Coréia do Sul a encontrar outra alternativa. Segundo dados de pesquisas sul-coreanas, nos últimos dois anos, 28 incêndios ocorreram devido à falha das baterias no país.
Agora, o governo preparou emendas aos documentos que regulam o uso de baterias em sistemas de armazenamento de energia reserva em combinação com usinas de energia renovável. As novas regras exigem um novo tipo de bateria – VRF (fluxo redox de vanádio), baseadas em bombeamento de eletrólito líquido em sais de vanádio, que são completamente seguras do ponto de vista de risco de incêndio.
Saiba mais: Energia solar
Pela densidade das reservas de energia, as baterias de fluxo de vanádio são significativamente inferiores aos íons de lítio e chumbo-ácido, mas a segurança de sua operação ajudará a restaurar a confiança dos clientes dos sistemas ESS (Network Energy Storage System, ou sistema de armazenamento por bateria). Além da segurança, outra vantagem é seu tempo de vida útil ser superior à de íons de lítio, alcançando até 20 anos (sujeitos à substituição regular de eletrólito).
De acordo com o levantamento, desde agosto de 2019 na República da Coréia houve cinco casos de ignição de sistemas de armazenamento de backup devido à falha de baterias de íon de lítio. Entre agosto de 2017 a outubro de 2019, esses sistemas queimaram 28 vezes, conforme o levantamento. Por consequência, o mercado de ESS na Coréia, que alcançava de 5,6 GW/h em 2018, caiu para 3,7 GW /h em 2019.
Com capacidade correspondente até 25% dos sistemas ESS mundial, o país levou a sério a questão de economizar energia, mas apostar em baterias de íon de lítio trouxe maior risco de incêndios.
Saiba mais: Usina solar
As baterias ainda estão sendo testadas e aprimoradas e seu desempenho está melhorando constantemente. O suporte do governo coreano às baterias VRFB levar o país a liderança nos principais sistemas ESS com essas soluções.
Os primeiros sistemas ESS totalmente equipados com VRF na Coréia foram desenvolvidos pela empresa local H2. O sistema EnerFLOW 430 é certificado para instalação na Korea Electric Power Corporation (KEPCO).

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Baterias de lítio atingem menores preços da história em 2025
Mesmo com aumento de custos de matérias-primas, sistemas de armazenamento de energia registram queda de 8%
31/12/20254 min de leitura
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura