Confira as principais tendências de 2023 para o mercado global de baterias
BNEF faz projeções para preços, tecnologias e impactos políticos no setor de armazenamento de energia


A BloombergNEF (BNEF) elaborou uma lista de tendências para o mercado global de baterias e armazenamento de energia para 2023, com projeções para preços, avanços tecnológicos e desenvolvimentos políticos.
Leia mais: Embarques de baterias para armazenamento atingem 142.7 GWh no mundo em 2022
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Confira as principais previsões:
- Os preços de conjuntos de baterias de íon lítio permanecerão elevados, na média de U$ 152/kWh. Em 2022, o valor médio foi de 151/kWh, um aumento de 7% em relação a 2021, o primeiro incremento anual registrado pela BNEF.
- Os preços de níquel e do lítio também devem se manter em patamares elevados nesse ano, dadas as incertezas em relação as políticas de tolerância zero da China contra a Covid e a continuidade das perturbações na cadeia de fornecimento de metais, causadas pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
- A volatilidade na oferta, demanda e preços continuam, embora os valores do lítio possam mostrar redução com a disponibilidade de novos suprimentos.
- Anúncios de investimentos de grandes fabricantes de baterias e automóveis elétricos podem impulsionar as baterias de íons de sódio. Essa tecnologia ainda recente, que está começando a ganhar escala, poderá ajudar a aliviar as pressões no mercado de baterias e reduzir custos a partir de 2026.
- Nos Estados Unidos, o Inflation Reduction Act of 2022, pacote legislativo de combate à inflação e mudanças climáticas, resultará em mais de US$ 80 bilhões em novos investimentos na cadeia de fornecimento de baterias, com a lei introduzindo uma série de incentivos aos setores de veículos elétricos e armazenamento de energia.
- O mercado global de armazenamento de energia irá dobrar, apesar dos custos mais altos. A BNEF estima que o setor deverá instalar 16GW/35GWh até o final de 2023.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura