Busca por armazenamento de energia cresce entre empresas brasileiras
Aumento da conta de luz impulsiona cotações de projetos híbridos de energia solar e baterias


Com o terceiro mês consecutivo de bandeira vermelha patamar 2 na conta de luz, a mais alta do sistema, o uso combinado de baterias de armazenamento e energia solar passou a ganhar força entre o setor corporativo, como solução para redução de custo operacional e aumento de competitividade e segurança de suprimento energético.
A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, tem observado, nos últimos meses, um aumento em torno de 20% nas cotações de projetos híbridos que combinam a instalação de painéis solares e sistemas de armazenamento energético.
Leia mais: Armazenamento de energia pode movimentar R$ 77 bi no Brasil até 2034
Segundo a empresa, a maior procura por equipamentos de armazenamento energético associados aos sistemas fotovoltaicos relaciona-se à queda do preço das baterias no Brasil e à busca por maior segurança e confiabilidade no suprimento de energia elétrica, além do fato do país estar no patamar mais alto de bandeira tarifária.
“Portanto, especialmente neste ano, economia, autonomia e segurança energética estão no centro da estratégia corporativa de muitas empresas, que buscam soluções competitivas e viáveis para manter a sustentabilidade do negócio, bem como elevar as práticas de ESG”, comentou o CEO da TTS Energia, Jacques Hulshof.
O executivo explicou que o sistema de armazenamento funciona como um aliado fundamental da energia solar. “Permite armazenar a geração fotovoltaica durante o dia e utilizar essa energia em horários de pico, quando a tarifa é mais alta. Isso potencializa a economia e dá mais previsibilidade aos custos das empresas.”
“Além do alívio direto na conta de luz, as baterias oferecem maior autonomia e estabilidade às operações, reduzindo riscos em momentos de falha ou oscilação na rede elétrica. Em setores industriais e comerciais que dependem de processos contínuos, essa segurança pode significar ganhos expressivos em produtividade e confiabilidade”, acrescentou o CEO da TTS Energia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Ranking lista os painéis solares mais eficientes de 2025
Veja quais são os módulos fotovoltaicos com maior índice de conversão disponíveis no mercado mundial
22/12/20251 min de leitura

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura