BNEF: 10 previsões para o mercado de hidrogênio em 2022
Setor deve ter ano ainda mais importante que em 2021, com aceleração nas vendas de equipamentos e países fazendo anúncios de planos estratégicos


A BloombergNEF (BNEF) divulgou uma lista com 10 previsões para o setor de hidrogênio em 2022, em especial para o hidrogênio verde, produzidos com a utilização de fontes renováveis de energia. A consultoria avalia que o ano será ainda mais importante para o mercado do que foi 2021, com aceleração de vendas e governos nacionais apresentando planos estratégicos para o combustível, considerado um importante elemento na descarbonização da economia global.
Confira as 10 previsões:
As vendas de eletrolisadores irão quadruplicar
Fabricantes de eletrolisadores, dispositivo utilizado na produção do hidrogênio, entregaram cerca de 448 MW em 2021. A BNEF espera que os embarques sejam pelo menos quatro vezes maiores, entre 1.8 GW e 2.5 GW. A China deverá responder por 62% a 66% do total da demanda, impulsionada por empresas estatais alinhadas com as metas nacionais de descarbonização.
Muitos anúncios de projetos serão feitos nos EUA, mas obras devem demorar
Os Estados Unidos devem ser o segundo maior mercado de eletrolisador em 2022, atrás apenas da China. Os desenvolvedores do país deverão fazer muitos anúncios, com o governo preparando um investimento multibilionário no setor como parte do pacote de infraestrutura. Porém, com os aportes fracionados paras os próximos cinco anos, o início das obras devem ficar para depois.
Novos subsídios irão promover um boom no mercado europeu
Desenvolvedores europeus estão esperando por incentivos e regulações para avançar com seus planos. Projetos já anunciados devem finalmente iniciar as obras em 2022, com uma onda de financiamentos e o início de programas de subsídios nacionais.
Empresa de hidrogênio irão ofertar ações no mercado
Pelo menos quatro companhias de hidrogênio pretendem abrir capital em 2022, aproveitando o crescimento do interesse de investidores. A BNEF inclui entre elas a fabricante de equipamentos De Nora SpA e a eCombustible Energy LLC, produtora de combustível sintético baseado em hidrogênio.
Estratégias nacionais para o hidrogênio serão adotadas por 22 países
O número de países com uma política voltada para o hidrogênio dobrou em 2021, de 13 para 26. Nesse ano, o número pode chegar a 22. Embora nem todas as diretrizes sejam iguais, as estratégias de EUA, Brasil, Índia e China podem redefinir o mapa mundial do setor quando publicados, caso sejam seguidos por políticas de incentivos ao hidrogênio verde em setores promissores.
Descarbonização irá impulsionar a demanda mais do que a precificação de carbono
A precificação do carbono é vista pelo mercado, especialistas e políticos como chave para a indústria do hidrogênio limpo crescer. Embora isso seja verdade no longo prazo, a BNEF destaca que metas de descarbonização de países e empresas em 2022 serão mais importantes para a demanda. Projetos de hidrogênio serão construídos para mostrar alinhamentos com metas de redução de emissões, ao mesmo tempo que preços baixos e alocações gratuitas devem limitar o impacto da precificação de carbono.
A indústria pesada irá dominar a demanda por hidrogênio limpo
Cinco setores – siderurgia, amônia, metanol, químicos e refino de petróleo, irão utilizar mais hidrogênio limpo em 2022 que todos os 51 mil carros de hidrogênios do mundo combinados.
Anúncios de amônia verde irão crescer
A amônia ajudará companhias a transportar grandes volumes de moléculas verdes pelo mundo muito antes de dutos de hidrogênio se tornarem viáveis. A cadeia de suprimento já está estabelecida e pode ser facilmente alavancada para a exportação de hidrogênio. A BNEF espera mais anúncios de projetos de amônia verde em 2022.
Hidrogênio azul dependerá cada vez mais de subsídios
Conforme os preços de eletrolisadores despencam rapidamente, o hidrogênio verde se tornará mais barato que o hidrogênio azul, feito com gás natural e tecnologias de captura e armazenamento de carbono, até 2030. Desenvolvedores de projetos de hidrogênio verde precisarão cada vez mais de subsídios para se manter viáveis.
Eletrolisadores alcalinos irão ganhar participação de mercado
As duas tecnologias mais bem estabelecidas para produzir hidrogênio verde são a eletrolise alcalina e a membrana de troca de prótons (PEM). A BNEF prevê que produtos alcalinos devem ganhar uma participação de mercado em 2022 maior do que em 2020/21, respondendo por 75% a 78% dos embarques. Isso se deve por que a eletrolise alcalina é mais barata e apropriada para projetos de grande porte, que serão a maioria dos iniciados em 2022.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

