Armazenamento de energia: conheça os benefícios
Aplicações trazem ganhos para a operação do sistema elétrico, ao meio ambiente e acelera a adoção de fontes renováveis como solar e eólica


Energia quando você precisar, segurança energética, melhor para o meio ambiente e contas de energia elétrica mais baratas. Esses são alguns dos benefícios que as tecnologias de armazenamento de energia pode trazer. Mas como podemos armazenar essa energia?
Sistemas de armazenamento de energia são métodos e tecnologias usadas para armazenar energia elétrica. Podem ser utilizadas para aplicações em regiões remotas sem acesso à rede elétrica ou para reduzir a variabilidade das fontes renováveis como eólica e solar.
Leia mais: Tarifas elevadas devem acelerar uso de baterias residenciais
Nossa energia é distribuída pela rede de distribuição em tempo real, ou seja, a energia elétrica é produzida de forma consistente para atender a demanda dos consumidores. Os sistemas de armazenamento são capazes de proporcionar ao operador do sistema elétrico a flexibilidade de utilizar a energia elétrica que poderia ser desperdiçada por razões típicas da operação.
Segundo a Energy Storage Association (ESA), as tecnologias de armazenamento de energia podem ser categorizadas em cinco modalidades principais: baterias, térmico, estações de bombeamento de água para reservatórios (usina reversível), hidrogênio e armazenamento mecânico.
Leia mais: A revolução das baterias – Parte III
As baterias são capazes de armazenar energia como uma espécie de Nobreak. É um dispositivo que consiste em um ou mais eletroquímicos células que convertem a energia química armazenada em energia elétrica. São quatro os principais tipos de tecnologias de baterias: chumbo, íon de lítio, de fluxo ou níquel sódio.
O método térmico consiste na geração de calor ou frio para armazenar energia. Nesse caso a energia elétrica é utilizada para bombear calor do reservatório frio para o reservatório quente. Para recuperar a energia, a bomba de calor é revertida tornando-se uma máquina de calor. O motor retira calor do reservatório quente, produz trabalho mecânico e entrega calor para o reservatório frio.
Leia mais: CBMM investe em baterias com óxido de nióbio para veículos elétricos
A gravidade também pode ser utilizada como uma forma de armazenamento de energia. estações de bombeamento de água para reservatórios. Neste caso, a água situada em um nível inferior é bombeada para reservatórios das hidrelétricas, assim a energia potencial é armazenada.
O hidrogênio pode ser armazenado em estado líquido e gasoso. Seu principal desafio é a produção. Em estado líquido por ser guardado em contêineres criogênicos ou quimicamente ligados a certos metais. Em estado sólido, há pesquisas para compressão de hidrogênio em cilindros que suportem altíssimas pressões.
O armazenamento mecânico é composto de um rotor no qual a energia cinética é armazenada e pode fornecer energia de forma instantânea. O motor elétrico alimenta o rotor que entra em rotação e armazena a energia cinética angular. Assim, a energia elétrica é convertida em energia mecânica. Quando a energia armazenada é necessária, o rotor é desacelerado e a energia mecânica é convertida novamente em energia elétrica. Essa tecnologia é chamada de tecnologia flywheel.
Para a ESA, essas aplicações trazem benefícios não só ao meio ambiente, tornando-se uma valiosa ferramenta para atender às metas de sustentabilidade, uma vez que melhorando a eficiência geral do sistema de transmissão, acelera a adoção mais ampla das energias renováveis e permite também que o consumidor seja menos dependente da concessionária de energia para obter energia adicional.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar

Telhado ideal para energia solar: como orientação, inclinação e sombreamento afetam sua geração fotovoltaica
Ao planejar um sistema de energia solar, a escolha dos equipamentos costuma receber toda a atenção. No entanto, um fator muitas vezes subestimado é justamente o que sustenta o projeto: o telhado.
15/12/20254 min de leitura

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

