Aggreko desenvolve gerador de hidrogênio e bateria híbrida de combustível
Companhia testa diferentes soluções para entender a viabilidade da tecnologia na geração temporária de energia


A Aggreko anunciou o desenvolvimento de duas tecnologias de hidrogênio diferentes. Conforme a empresa, as iniciativas integram o programa Net Zero, que que aumentará a capacidade da empresa de fornecer energia temporária livre de emissões em todo o mundo.
Juntamente com o parceiro de tecnologia limpa CMB.TECH, a companhia desenvolveu um gerador de combustão de hidrogênio de 50 k/VA demonstrativo. Após testes bem-sucedidos, a Aggreko está investindo em 10 unidades adicionais para suprir a demanda de hidrogênio, trabalhando com clientes e parceiros líderes para testar e validar o hidrogênio como um combustível de energia temporária. A solução estará pronta para instalações de clientes na Europa.
A Aggreko também fez parceria com a Nedstack para construir uma unidade de demonstração de células de combustível que integrará a tecnologia de hidrogênio com emissão zero na solução de bateria. O híbrido de hidrogênio consiste em uma célula de combustível Proton Exchange Membrane e um sistema de armazenamento de íons de lítio. A solução de emissão zero será testada na sede da Aggreko em Moerdijk, Holanda.
Viabilidade da tecnologia
A empresa afirma estar explorando tecnologias de hidrogênio e logística de fornecimento de combustível para entender melhor a viabilidade a longo prazo e o uso na geração temporária de energia.
“As empresas em todo o mundo estão apenas no início da jornada do hidrogênio e, portanto, precisam ser apoiadas para encontrar as melhores maneiras de integrá-lo em suas operações”, disse o diretor de tecnologias futuras da Aggreko, Carsten Reincke-Collon.
“Isso significa melhor conhecimento e maior investimento em infraestrutura de armazenamento e transporte, e é por isso que estamos testando diferentes tecnologias para entender completamente o papel que o hidrogênio pode desempenhar na transição da energia temporária para o net zero”, acrescentou o executivo.
Neutralidade de emissões
No ano passado, a Aggreko se comprometeu a operar como um negócio Net Zero em todos os serviços que fornece até 2050. A empresa também reduzirá a quantidade de óleo diesel usado nas soluções dos clientes em pelo menos 50% e pretende se tornar Net Zero em todas as operações próprias até 2030.
Para atingir essas metas, a empresa está oferecendo mais tecnologias limpas, como baterias para armazenamento de energia e soluções híbridas com fontes renováveis, além de priorizar o uso de combustíveis alternativos.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Módulos Fotovoltaicos: Um Guia Definitivo Sobre Garantias, Datasheets e Pós-Venda
O avanço da energia solar fotovoltaica no Brasil é inegável, e no centro de cada usina, seja ela uma pequena instalação residencial ou um grande parque solar, está o módulo fotovoltaico.
11/12/20254 min de leitura
Brasília supera São Paulo em vendas de carros elétricos
Capital federal foi líder em emplacamentos de veículos leves eletrificados no Brasil em novembro
04/12/20252 min de leitura

Painéis solares bifaciais para residências: vantagens, limitações e quando realmente compensam
Os painéis solares bifaciais deixaram de ser uma aposta exclusiva de grandes usinas para entrar, pouco a pouco, no radar dos consumidores residenciais.
01/12/20254 min de leitura

Baterias, o novo petróleo: a corrida pelo armazenamento de energia no Brasil
Aprovada a MP 1.304 e com o primeiro leilão de baterias marcado para 2026, o Brasil destrava um mercado bilionário e redefine o futuro de sua matriz energética. Quem não se posicionar agora, ficará para trás.
24/11/20256 min de leitura
Frota de carros elétricos do Brasil deve atingir 3,7 milhões de unidades em 2035
Crescimento do mercado é impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, políticas públicas e avanço tecnológico, indica Plano Decenal de Expansão de Energia
19/11/20252 min de leitura
Vendas de carros elétricos crescem 33% no Brasil em outubro
Participação de eletrificados foi de 8,6% no total de emplacamentos de veículos leves no país, mostra levantamento da ABVE
10/11/20252 min de leitura
Armazenamento de energia deve movimentar R$ 2,2 bi no Brasil em 2025
Volume é o triplo do registrado no mercado brasileiro no ano passado, mostra levantamento da consultoria CELA
06/11/20255 min de leitura

A Estrutura Vital de um Centro de Operações - COG
A tecnologia encontra a confiabilidade e juntos, sistemas, pessoas e processos constroem a continuidade.
29/10/20255 min de leitura

