Residência torna-se autossuficiente em energia em Guaíba (RS)
Com instalação de energia fotovoltaica, família tem economia de R$ 3,8 mil só no primeiro ano


Uma família residente em Guaíba (RS) optou por ter uma casa autossuficiente em energia, com a implantação de painéis fotovoltaicos para a geração de energia solar. Somente no primeiro ano de funcionamento do sistema, a economia foi de 71% na sua conta de luz, o equivalente a R$ 3,8 mil no ano, segundo estimativa da equipe técnica da Elysia, responsável pela realização do projeto e instalação do sistema.
A residência recebeu a instalação de nove painéis solares, com potência de 3,015 kWp e capacidade de gerar 354 kWh/mês, na média anual. Também no primeiro ano de uso, a casa vai deixar de emitir 2.260 kg de CO2 na atmosfera, o que equivale o plantio de 57 árvores.
Com essa inciativa, os moradores não serão afetados pelos constantes reajustes da tarifa energética do País, sendo a quarta tarifa mais cara do mundo, conforme dados da Federação das Indústrias do Rio do Janeiro (Firjan). Além disso, a matriz energética brasileira é dependente do volume de chuvas, o que exige, muitas vezes, o uso de termelétricas, que tem um custo de operação muito alto. A carga tributária que incide sobre a tarifa é uma das maiores do mundo.
De acordo com um dos proprietários da residência, José Dario, a adoção da fonte solar é uma prática sustentável de geração de energia, sem agressão aos recursos naturais do planeta.
“Além de colaborarmos com a preservação do planeta e cuidar das próximas gerações, ficamos mais tranquilos em relação ao nosso próprio consumo, pois sabemos que é de uma origem limpa. Também aumentamos a nossa qualidade de vida ao deixarmos de nos preocupar com o valor da conta de luz”, contou Dario.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024
16/12/20252 min de leitura

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura

