Projetos de data centers aceleram demanda de energia elétrica no Brasil
Pedidos de acesso à rede para este segmento indicam carga máxima que pode chegar a 9 GW até 2035, mostra levantamento do MME


O crescimento do setor de data centers no Brasil está provocando uma aceleração na demanda de energia elétrica, mostra levantamento do Ministério de Minas e Energia (MME). Conforme a pasta, os pedidos de acesso à rede básica para este segmento indicam uma demanda máxima que pode chegar 9 GW até 2035.
O levantamento inclui 22 projetos registrados nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Em maio deste ano, as solicitações de acesso ao sistema de transmissão para data centers eram de 12 projetos, com uma demanda máxima de 2,5 GW até 2037, ou seja, um crescimento de 3,6 vezes no intervalo de apenas quatro meses.
A expectativa é que essa tendência se mantenha, impulsionada pela demanda por serviços de nuvem, inteligência artificial, IoT e pela busca por locais estratégicos para a localização e tratamento de dados.
“O mundo tem aumentado de forma acelerada o volume de dados processados e isso pressiona a demanda por energia. E o Brasil, com seu grande potencial de energia limpa e renovável, tem atraído o interesse na implantação de data centers. Esse crescimento está aparecendo de forma nítida no nosso planejamento da transmissão”, declarou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.
Um data center, espaço destinado a processar, armazenar e distribuir dados, precisa de fornecimento ininterrupto de energia elétrica e sistemas de resfriamento constantemente ativos. A eletricidade representa mais de 60% do custo operacional desse tipo empreendimento.
Energia renovável
De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), o consumo de energia em data centers no mundo, que foi de 460 terawatt-hora (TWh) em 2022, pode chegar a 1.050 TWh em 2026 com o avanço da Inteligência Artificial (IA), o que equivale ao dobro da energia que o Brasil consome em um ano.
Leia mais: Demanda global por eletricidade terá avanço recorde em 2024 e 2025
Esse cenário tem impulsionado uma corrida por soluções de infraestrutura e energia que ofereçam capacidade, estabilidade, sustentabilidade e eficiência energética. A América Latina, em especial o Brasil, tem potencial para se tornar um epicentro do crescimento da indústria de data centers.
O país oferece uma vantagem competitiva significativa no custo de energia, com fatores climáticos e geográficos que favorecem a produção de energia limpa e renovável, um diferencial no fornecimento de energia, trazendo confiabilidade, além da capacidade de transportar dados para outros continentes por meio de redes de fibra óptica e acesso a cabos submarinos.
O diretor da Atlas Renewable Energy no Brasil, avalia que a oportunidade de crescimento dos data centers no Brasil é imensa. A companhia atua no setor fornecendo soluções que incluem energia solar, eólica e o armazenamento de energia em baterias de grande escala.
“Estamos preparados para fornecer soluções em energia limpa que atendam às necessidades imediatas e que também sejam escaláveis para o futuro dessa indústria e empresas desse segmento. Como agente da transição energética, nosso papel é criar mecanismos que garantam um fornecimento sem interrupções, com total previsibilidade," disse o executivo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

