ONS indica pleno atendimento de energia elétrica no País até janeiro de 2023
Condições de suprimento foram apresentadas em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE)


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicou o pleno atendimento à demanda do País tanto em termos de energia quanto de potência até janeiro de 2023. A projeção foi apresentada em reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na quarta-feira (03/08), que avaliou as condições de suprimento eletroenergético ao sistema elétrico brasileiro.
Leia mais: Carga de energia do Brasil tem previsão de crescimento de 2% em 2022
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
Conforme destacado pelo ONS, em julho, a ausência de precipitações significativas, comportamento típico do período seco, resultou em baixos valores de afluências às usinas hidrelétricas, em montantes inferiores aos observados nas médias históricas em todos os subsistemas.
Ainda assim, os armazenamentos equivalentes finalizaram o mês em patamares superiores aos dos anos anteriores, contribuindo para a garantia da segurança do atendimento inclusive nos próximos meses, quando se espera a permanência da condição seca no País e o aumento da carga.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados do mais recente Plano Anual da Operação Energética (PEN), que contemplou avaliações no horizonte entre os anos 2022 e 2026.
Na análise conjuntural, até 2023, foi mencionada a expectativa de que os armazenamentos continuem em patamares mais elevados do que os verificados no passado recente. Em relação aos requisitos de potência, há sinalização do pleno atendimento.
Já em relação ao panorama estrutural, entre os anos 2024 e 2026, dentre outras conclusões, há a perspectiva de pleno atendimento aos critérios de suprimento de energia. Sobre o atendimento da demanda de potência, para alguns cenários futuros prospectados, é apontada necessidade de ações no sentido de se manter o equilíbrio estrutural no atendimento à ponta.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

