Geração de energia solar cresce 15,5% no Brasil em junho

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 3.376 MWmed no período, ante 2.922 MWmed no mesmo intervalo de 2024

GRANDE USINA SOLAR COM MILHARES DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS ALINHADOS NO SOLO, AO ENTARDECER, SOB UM CÉU COM TONS ALARANJADOS E ROSADOS
Shutterstock

A geração de energia solar fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 15,5% em junho, para 3.376 megawatts médios (MWmed), ante 2.922 MWmed no mesmo período de 2024, mostra o boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No levantamento, são consideradas apenas as usinas de geração centralizada.

As eólicas e térmicas também apresentaram incremento no mês, com avanços de 9,5% e 10,4%, respectivamente. Na mesma base de comparação, as hidrelétricas registraram queda de 5% na geração de energia elétrica. No total, a produção de energia no SIN registrou 71.097 MW médios, redução de 0,7% em relação ao igual período anterior.

De acordo com a CCEE, o consumo de energia elétrica no SIN apresentou queda de 0,6% em junho, registrando 66.922 MW médios. O Ambiente de Contratação Livre (ACL), apresentou retração de 0,2%, e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) redução de 1,0%. Houve exportação de 839,58 MW médios no mês, que se considerado leva o SIN a uma queda de 0,2%.

Na análise regional, os estados do Maranhão (9,7%), Rio Grande do Sul (7,7%) e Santa Catarina (4,6%) apresentaram as maiores altas, enquanto na outra ponta Mato Grosso do Sul (-12,3%) Rondônia (-9,5%) e Amapá (-8,2%) registraram as maiores quedas.

Entre os ramos de atividade, extração de minerais metálicos (6,1%) e minerais não-metálicos (2,2%) apresentaram as maiores altas, enquanto telecomunicações (-6,7%) e bebidas (-5,0%) as maiores quedas.

Saiba mais: Painel solar e os seus benefícios | placa solar

Melhora nos reservatórios

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou na última quarta-feira (16/07), na reunião ordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), os resultados das projeções para o atendimento energético até o final de dezembro de 2025.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou estudo prospectivo para atendimento da demanda máxima do sistema no horizonte julho a dezembro de 2025, indicando que houve relevante melhora do cenário de atendimento com a entrada de frentes frias e recuperação do armazenamento das usinas hidrelétricas da região Sul.

O Comitê deliberou, ainda, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá adotar medidas para viabilizar eventual necessidade de despacho das usinas térmicas Luiz Oscar Rodrigues de Melo e Porto do Sergipe I com flexibilidade operativa para atendimento à ponta do sistema.

Conforme o Ministério de Minas e Energia (MME), a medida deve garantir mais segurança eletroenergética e minimizar o custo total de operação do SIN, além de possibilitar regulações em prol da maximização do uso dos ativos já instalados, em especial, de usinas termelétricas que operam a Gás Natural Liquefeito (GNL) e que possuem, ordinariamente, regime que prevê o despacho com antecedência de 60 dias.

Ficou deliberado, ainda, que o ONS, de forma articulada com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a CCEE e a Aneel, apresente, até a reunião de setembro de 2025, a avaliação e proposta, incluindo aperfeiçoamentos regulatórios, para viabilizar coerência entre as bases de dados de geração utilizadas nos estudos elétricos e nos estudos energéticos.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

AS 5 FORÇAS QUE VÃO REDESENHAR O MERCADO DE GD EM 2026
Operação e Expansão

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026

Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026

11/12/20254 min de leitura

ÁGUA POTÁVEL VALE OURO: COMO LIMPAR MÓDULOS FOTOVOLTAICOS COM SUSTENTABILIDADE
Operação e Expansão

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade

A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.

11/12/20255 min de leitura

SEGURANÇA EM TELHADOS: ALTURA, ACESSO, ANDAIMES E PLATAFORMAS PARA O&M
Operação e Expansão

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M

A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.

03/12/20257 min de leitura

O BÁSICO DO O&M EM USINAS SOLARES – PARTE 01/05 + BÔNUS
Operação e Expansão

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus

Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.

02/12/20256 min de leitura

BATERIAS-PODEM-REPRESENTAR-ECONOMIA-BILIONARIA-PARA-SISTEMA-ELETRICO
Operação e Expansão

Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico

Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)

02/12/20253 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-13-2-NA-PRIMEIRA-QUINZENA-DE-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024

28/11/20251 min de leitura

RETROFIT SOLAR NO BRASIL: O MERCADO SILENCIOSO QUE VEM GANHANDO ESCALA
Operação e Expansão

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala

Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.

27/11/20259 min de leitura

BRASOL-LANCA-SISTEMA-COM-AGENTES-DE-IA-PARA-DETECCAO-E-PREVENCAO-DE-INCENDIOS
Operação e Expansão

Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios

Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real

26/11/20253 min de leitura