Estudo aponta termelétricas que mais emitiram gases do efeito estufa no Brasil em 2020

Nos últimos vinte anos, a geração de eletricidade por usinas movidas a combustíveis fósseis aumentou 177% no País; confira o ranking

ESTUDO-APONTA-TERMELETRICAS-QUE-MAIS-EMITIRAM-GASES-DO-EFEITO-ESTUFA-NO-BRASIL-EM-2020
Pixabay

As usinas térmicas Candiota III e Pampa Sul lideram o ranking de emissões de gases do efeito estufa (GEE) por eletricidade produzida em 2020 no Brasil, mostra estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) Ambas as plantas estão localizadas no município de Candiota (RS). O levantamento avaliou termelétricas de serviço público conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Siga o Portal Solar nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/

Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Além de trazer as emissões de termelétricas, o inventário também apresenta as gerações de eletricidade nessas usinas, bem como suas respectivas eficiências energéticas. No ranking de eficiência energética, as usinas movidas a carvão mineral ocupam as piores posições.

“Nas cinco piores posições do ranking, ou seja, entre as cinco usinas com os menores índices de eficiência energética, quatro utilizam o carvão como combustível”, observou a pesquisadora do IEMA e coautora do estudo, Raissa Gomes.

Emissões concentradas em poucas usinas

A eficiência energética de uma usina termelétrica indica a parcela da energia liberada pelo combustível que é convertida em eletricidade. Quanto menor a eficiência de uma usina, maior o volume de combustível que ela precisa queimar para gerar a mesma quantidade de eletricidade que uma usina mais eficiente geraria.

“O inventário também traz como destaque interessante o fato de as emissões de gases de efeito estufa estarem concentradas em um número relativamente pequeno de usinas”, comentou o pesquisador do IEMA, Felipe Barcellos e Silva, também autor do estudo.

O parque de termelétricas coberto no Inventário foi composto por 72 usinas: 36 movidas a gás natural como combustível principal, oito a carvão mineral, 17 a óleo combustível e outras 11 a diesel. Juntas, elas produziram 54,1 TWh de eletricidade e emitiram 32,7 milhões de toneladas de CO2e em 2020.

A quase totalidade desse CO2e inventariado (94%) foi proveniente de apenas metade das usinas fósseis de serviço público do SIN. A concentração de emissões em poucas plantas fica ainda mais evidente ao se constatar que as dez térmicas que mais emitiram foram responsáveis por quase metade (49%) do CO2e contabilizado no Inventário.

Alerta

O crescimento de 177% da geração de eletricidade por termelétricas movidas a combustíveis fósseis nas duas últimas décadas – de 30,6 TWh, em 2000, para 84,4 TWh, em 2020 – favoreceu um aumento de 90% nas emissões de GEE no setor elétrico nesse mesmo período. Além do dano ao meio ambiente, o avanço resultará também em contas de luz mais caras à população.

“O que o IEMA faz é qualificar o debate sobre o contexto atual do setor elétrico, que apresenta elevados riscos para os planos de descarbonização rumo a uma matriz 100% renovável, bem como para a melhoria da qualidade do ar no País”, apontou o diretor-executivo do IEMA, André Luis Ferreira.

“Infelizmente, o que temos visto é o país caminhar na direção oposta, com a expansão da operação de usinas termelétricas fósseis. Além da emissão de gases de efeito estufa, esse tipo de geração resulta em uma série de problemas ambientais”, alertou Ferreira.

Ele se refere, por exemplo, ao estresse hídrico por conta da utilização de água para resfriamento de sistemas termelétricos, à emissão de poluentes locais e à competição no despacho de energia com fontes renováveis. “Sem falar que essas usinas contribuem significativamente para o encarecimento das contas de eletricidade”, acrescentou.

Confira o ranking de termelétricas mais emissoras:

Candiota III (Candiota, RS)

Pampa Sul (Candiota, RS)

Porto do Pecém II (São Gonçalo do Amarante, CE),

Jorge Lacerda I e II (Capivari de Baixo, SC), J

Jorge Lacerda III (Capivari de Baixo, SC),

Arembepe (Camaçari, BA),

Jorge Lacerda IV (Capivari de Baixo, SC),

Porto do Itaqui (São Luís, MA),

Porto do Pecém I (São Gonçalo do Amarante, CE)

Global I (Candeias, BA)

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

AS 5 FORÇAS QUE VÃO REDESENHAR O MERCADO DE GD EM 2026
Operação e Expansão

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026

Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026

11/12/20254 min de leitura

ÁGUA POTÁVEL VALE OURO: COMO LIMPAR MÓDULOS FOTOVOLTAICOS COM SUSTENTABILIDADE
Operação e Expansão

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade

A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.

11/12/20255 min de leitura

SEGURANÇA EM TELHADOS: ALTURA, ACESSO, ANDAIMES E PLATAFORMAS PARA O&M
Operação e Expansão

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M

A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.

03/12/20257 min de leitura

O BÁSICO DO O&M EM USINAS SOLARES – PARTE 01/05 + BÔNUS
Operação e Expansão

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus

Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.

02/12/20256 min de leitura

BATERIAS-PODEM-REPRESENTAR-ECONOMIA-BILIONARIA-PARA-SISTEMA-ELETRICO
Operação e Expansão

Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico

Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)

02/12/20253 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-13-2-NA-PRIMEIRA-QUINZENA-DE-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024

28/11/20251 min de leitura

RETROFIT SOLAR NO BRASIL: O MERCADO SILENCIOSO QUE VEM GANHANDO ESCALA
Operação e Expansão

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala

Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.

27/11/20259 min de leitura

BRASOL-LANCA-SISTEMA-COM-AGENTES-DE-IA-PARA-DETECCAO-E-PREVENCAO-DE-INCENDIOS
Operação e Expansão

Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios

Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real

26/11/20253 min de leitura