Demanda de energia elétrica sobe 8,1% em junho no Brasil, aponta ONS

Por outro lado, a entidade reduziu, pela terceira vez seguida, a previsão de carga de julho

DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA SOBE 8,1% EM JUNHO NO BRASIL, APONTA ONS
Foto: imagem ilustrativa/Flickr

A carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou crescimento de 8,1% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em boletim divulgado ontem (19/7). A carga, que representa a soma do consumo e das perdas elétricas, chegou a 66.707MW médios. 

Conforme o levantamento, a recuperação do setor industrial, principalmente das indústrias voltadas para exportação, aliado ao aumento da confiança nos setores de comércio e serviços foram os principais fatores que influenciaram no avanço da carga.

No total acumulado, dos últimos 12 meses, verificou-se uma variação positiva de 4,7% em relação ao mesmo mês em 2020. Se comparado com o último mês de maio, houve uma variação negativa de 1,4%.

“Apesar da ocorrência de temperaturas amenas, inferiores às observadas em junho de 2020, o forte aumento que vem sendo observado nas atividades do comércio e serviços, associado à manutenção do ritmo elevado da produção indústria, tem se refletido sobre desempenho da carga dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul”, diz o boletim.

O relatório ainda traz dados consolidados dos subsistemas que compõem o SIN, todos com indicadores positivos, se comparado com junho de 2020. O subsistema Nordeste teve destaque com carga de energia com uma variação positiva de 10,1% ou 10.847 MW médios; seguido pela região Norte, que registrou demanda 10% maior ou 5.914 MW médios.

A região Sul, teve aumento de 9,2% ou 11.693 MW médios e o subsistema Sudeste/Centro-Oeste registrou incremento de 6,9% ou 38.253 MW médios.

Previsão de julho em queda

O ONS reduziu, pela terceira vez seguida, a previsão de carga para o mês de julho. Segundo o boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a semana de 17 a 23 de julho, espera-se um crescimento de 3,3% na comparação com julho de 2020, chegando a 65.376 MW médios. No início do mês, a entidade divulgou uma previsão de crescimento de 4,7%.

Condições de operação

O boletim também indica que as afluências do período continuam abaixo da média em todos os subsistemas, com leve recuperação no subsistema Sul.

A estimativa é que os reservatórios cheguem, até o final do mês, com níveis de 80,2% no Norte e 53,9% no Nordeste. Já na região Sul, houve melhora nos índices, que devem fechar o mês com  47,1%. Em contrapartida, os reservatórios da região Sudeste/Centro-Oeste seguem com os níveis mais baixos e com a previsão de encerrar julho com 26,3% de volume de água.   

Por fim, o PMO estima que o Custo Marginal de Operação (CMO) passa a ser de R$1.109,51 /MWh, permanecendo equiparados nas quatro regiões. O CMO subiu 7,66% em comparação aos R$ 1.030,55/MWh da semana passada. 

Leia mais notícias de energia solar.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

AS 5 FORÇAS QUE VÃO REDESENHAR O MERCADO DE GD EM 2026
Operação e Expansão

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026

Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026

11/12/20254 min de leitura

ÁGUA POTÁVEL VALE OURO: COMO LIMPAR MÓDULOS FOTOVOLTAICOS COM SUSTENTABILIDADE
Operação e Expansão

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade

A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.

11/12/20255 min de leitura

SEGURANÇA EM TELHADOS: ALTURA, ACESSO, ANDAIMES E PLATAFORMAS PARA O&M
Operação e Expansão

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M

A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.

03/12/20257 min de leitura

O BÁSICO DO O&M EM USINAS SOLARES – PARTE 01/05 + BÔNUS
Operação e Expansão

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus

Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.

02/12/20256 min de leitura

BATERIAS-PODEM-REPRESENTAR-ECONOMIA-BILIONARIA-PARA-SISTEMA-ELETRICO
Operação e Expansão

Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico

Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)

02/12/20253 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-13-2-NA-PRIMEIRA-QUINZENA-DE-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024

28/11/20251 min de leitura

RETROFIT SOLAR NO BRASIL: O MERCADO SILENCIOSO QUE VEM GANHANDO ESCALA
Operação e Expansão

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala

Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.

27/11/20259 min de leitura

BRASOL-LANCA-SISTEMA-COM-AGENTES-DE-IA-PARA-DETECCAO-E-PREVENCAO-DE-INCENDIOS
Operação e Expansão

Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios

Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real

26/11/20253 min de leitura