Sistemas de armazenamento podem reduzir uso de termelétricas no Brasil
MME abriu consulta pública para definição das diretrizes do Leilão de Reserva de Capacidade, contemplando a inclusão de baterias


A inclusão de sistemas de armazenamento de energia em leilão de reserva de capacidade permitiria ampliar a participação de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira e reduzir o uso de termelétricas, resultando em menores custos para o consumidor, avalia a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)
Na última sexta-feira (27/09), o Ministério de Minas e Energia (MME) abriu a Consulta Pública nº 176/2024, para definição das diretrizes do Leilão de Reserva de Capacidade, previsto para junho de 2025, contemplando pela primeira vez a inclusão de sistemas de armazenamento com baterias.
Conforme a Absolar, as tecnologias de armazenamento podem ajudar a reduzir o uso de termelétricas fósseis emergenciais e poupar os reservatórios das hidrelétricas, beneficiando os consumidores com tarifas menores ao longo do tempo.
Adicionalmente, os sistemas de armazenamento ajudam a ampliar a participação de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira, incluindo a energia solar. “O armazenamento de energia elétrica pode ajudar a reforçar estruturalmente a segurança do sistema elétrico brasileiro”, declarou o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia.
“Os sistemas de armazenamento podem ser combinados com a fonte solar, para trazer mais independência, autonomia, versatilidade e controle aos consumidores sobre seu uso de eletricidade. Ao associar a geração fotovoltaica com baterias, podemos reduzir a necessidade de termelétricas fósseis emergenciais”, destacou.
Outro benefício trazido pelo armazenamento é a possibilidade de redução do desperdício de energia renovável, em razão de cortes determinados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Desta forma, a energia poderia ser armazenada para uso nos momentos de necessidade do sistema.
Custos ao consumidor
O presidente do conselho de administração da Absolar, Ronaldo Koloszuk, lembra que a maior inserção da geração renovável com baterias ajudaria a desacelerar a escalada da inflação no Brasil, que tem aumentado sobretudo pelos reajustes tarifários na conta de luz dos brasileiros.
“Somente em setembro deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou elevação de 0,84% no preço da energia elétrica, por conta do uso de mais termelétricas fósseis emergenciais, sendo o principal fator de alta do índice no período”, apontou.
“Portanto, a inserção de tecnologias de armazenamento de energia elétrica no leilão de reserva de capacidade abre o caminho para o Brasil avançar, com mais força, na transição energética e na descarbonização das atividades econômicas de setores produtivos, lançando mão de soluções mais sustentáveis, seguras e competitivas”, concluiu Koloszuk.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024
16/12/20252 min de leitura

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura

