Absolar defende manutenção de leilão de baterias
Posicionamento ocorre após cancelamento do Leilão de Reserva de Capacidade, que previa contratação de hidrelétricas e termelétricas


A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) defendeu a manutenção do leilão de baterias para armazenamento energético, após o governo federal cancelar o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), agendado para 27 de junho e que previa contratação de hidrelétricas e termelétricas.
Na visão da entidade, enquanto o Ministério de Minas e Energia (MME) e os demais órgãos do governo debatem um novo modelo para o LCRAP, que tem sido alvo de disputas judiciais, os sistemas de armazenamento já podem avançar no país, justamente para atender as necessidades de curto prazo do setor elétrico, sobretudo das fontes renováveis.
Para a associação, a manutenção do primeiro Leilão de Reserva de Capacidade com sistemas de armazenamento de energia elétrica (LRCAP Armazenamento/2025), previsto para novembro, sinaliza uma mudança de paradigma e cenário promissor para o desenvolvimento dessas soluções e tecnologias no país.
Segundo o presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia, a tecnologia de armazenamento de energia elétrica está madura e o setor elétrico está pronto para a realização do leilão de armazenamento ainda em 2025.
“Não podemos perder esta oportunidade estratégica, ainda mais em ano de COP30 no Brasil. A inclusão de baterias no sistema elétrico brasileiro representa um avanço significativo para a segurança energética do país, ao mesmo tempo em que acelera a transição para uma matriz energética mais limpa e flexível”, disse Sauaia.
“O armazenamento energético é um pilar essencial na descarbonização da matriz elétrica, como já ocorre em países como China, Estados Unidos, Austrália, Chile, Reino Unido e Alemanha, entre outros. Aqui no Brasil, traria ainda mais flexibilidade sistêmica e reduziria significativamente as restrições operativas atendendo de forma ágil as solicitações do operador do sistema e contribuindo na redução dos custos associados a operação do SEB”, acrescentou.
Com os sistemas de armazenamento, a entidade acredita que o Brasil poderá ingressar em um novo patamar de modernização do setor elétrico, incentivando o uso de tecnologias de ponta para garantir a segurança do fornecimento e viabilizar o uso de mais fontes renováveis no médio prazo.
Disputa judicial
O MME publicou na última sexta-feira (04/04) o cancelamento do Leilão de Reserva de Capacidade na forma de potência (LRCAP) de 2025. A motivação se deu pela disputa judicial do certame entre os grupos envolvidos.
Uma consulta pública deve ser aberta em breve sobre o conjunto de diretrizes e da sistemática, incluindo o fator "a", fórmula destinada a estimular a contratação de menor custo para o consumidor. Os prazos devem ser definidos para que o leilão ocorra ainda neste ano.
Dessa forma, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revogou as Portarias Normativas nº 96/2024, nº 97/2025, nº 100/2025 e nº 103/2025, que tratam das diretrizes e da sistemática para a realização do Leilão para Contratação de Potência Elétrica, a partir de empreendimentos de geração, novos e existentes, que acrescentem potência elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026
Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026
11/12/20254 min de leitura

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade
A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.
11/12/20255 min de leitura

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M
A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.
03/12/20257 min de leitura

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus
Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.
02/12/20256 min de leitura
Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico
Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)
02/12/20253 min de leitura
Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro
Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024
28/11/20251 min de leitura

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala
Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.
27/11/20259 min de leitura
Brasol lança sistema com agentes de IA para detecção e prevenção de incêndios
Modelo se conecta ao Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e monitora áreas de risco em tempo real
26/11/20253 min de leitura

