Geração de energia solar fotovoltaica cresce 28,9% no Brasil em abril

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico recomendou a antecipação de operação de usinas térmicas para reforçar segurança de abastecimento do país no 2º semestre

VISTA AÉREA DE UMA USINA SOLAR COM FILEIRAS DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS INSTALADOS EM UM CAMPO
Shutterstock

A geração de energia solar fotovoltaica no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 28,9% em abril, para 4.100 megawatts médios (MWmed), ante 3.180 MWmed no mesmo período de 2024, mostra o boletim da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No levantamento, são consideradas apenas as usinas de geração centralizada.

As eólicas e térmicas também apresentaram incremento no mês, com avanços de 23,1% e 9%, respectivamente. Na mesma base de comparação, as hidrelétricas registraram queda de 8,2% na geração de energia elétrica. No total, a produção de energia no SIN registrou 74.274 MW médios, redução de 1,5% em relação ao igual período anterior.

De acordo com a CCEE, o consumo de energia elétrica no SIN apresentou queda de 2,2% em abril, registrando 75.515 MW médios. O Ambiente de Contratação Livre (ACL), apresentou queda de 1,3%, e o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) apresentou queda 2,8%.

Os estados do Ceará (3,4%), Piauí (3,7%), Acre (5,8%), Pará (7,7%) e Maranhão (15,0%) apresentaram as maiores altas, enquanto Mato Grosso (-5,6%), Paraná (-6,4%), Rondônia (-7,3%), Amapá (-9,9%) e Mato Grosso do Sul (-12,8%) as maiores quedas.

Entre os ramos, saneamento (5,0%) e extração de minerais metálicos (13,5%) apresentaram as maiores altas, enquanto manufaturados diversos (-7,3%), transportes (-7,9%) e comércio (-12,8%) as maiores quedas.

Veja como calcular o consumo de energia em kWH | consumo TUSD na conta de energia

Acionamento de usinas térmicas

Na última terça-feira (14/05), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) deliberou pela recomendação de antecipação do início do suprimento de energia de empreendimentos termelétricos contratados no Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) de 2021. A medida tem como objetivo reforçar a segurança do atendimento eletroenergético nacional a partir de agosto de 2025.

A reunião também tratou da situação do subsistema Sul, que apresenta nível de armazenamento inferior aos demais do SIN. Para mitigar os riscos, o comitê recomendou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a intensificação de ações junto aos agentes para reduzir as defluências mínimas de usinas hidrelétricas nas bacias da região Sul.

Além disso, o ONS deverá maximizar a transferência de energia elétrica a partir dos demais subsistemas, podendo despachar geração termelétrica próxima ao centro de carga, com o objetivo de elevar os limites do intercâmbio de energia para o subsistema Sul, ou substituir esse despacho por outros recursos energéticos competitivos locais.

Em abril, a passagem frequente de frentes frias pelo país favoreceu a ocorrência de precipitação nas bacias localizadas na região Sudeste, na calha principal do Paraná, na bacia do rio Madeira e nos trechos de cabeceira dos rios Araguaia, Xingu e Tapajós, com totais superiores à média climatológica. Nas demais bacias com relevante participação hidrelétrica do SIN, os totais de precipitação observados foram inferiores à média.

Conforme o ONS, as projeções de afluência no período de maio a outubro estão abaixo da Média de Longo Termo (MLT), tanto no cenário inferior (63% da MLT), como no superior (82% da MLT), e o cenário geral é de pleno atendimento das demanda do país.

A partir de julho, a estimativa é de redução dos níveis de armazenamento em alguns subsistemas. Se o cenário inferior se confirmar, a Energia Armazenada no Sudeste/Centro-Oeste ao final de outubro de 2025 seria cerca de 2 pontos percentuais (p.p.) abaixo do valor verificado para o mesmo período no ano passado.

Confirmando-se o cenário superior, por sua vez, o valor deste ano seria cerca de 4 p.p. superior em relação ao do ano passado. As mesmas projeções para o SIN indicam, para o final de outubro deste ano, a manutenção do percentual na condição menos otimista e de aproximadamente 6 p.p superior no cenário mais favorável em relação ao verificado para o mesmo mês em 2024.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-11-1-NO-BRASIL-EM-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 11,1% no Brasil em novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.362 MWmed no período, ante 3.926 MWmed no mesmo intervalo de 2024

16/12/20252 min de leitura

AS 5 FORÇAS QUE VÃO REDESENHAR O MERCADO DE GD EM 2026
Operação e Expansão

As 5 forças que vão redesenhar o mercado de GD em 2026

Regulação, M&A, O&M e consolidação definem o futuro da geração distribuída em 2026

11/12/20254 min de leitura

ÁGUA POTÁVEL VALE OURO: COMO LIMPAR MÓDULOS FOTOVOLTAICOS COM SUSTENTABILIDADE
Operação e Expansão

Água Potável Vale Ouro: Como Limpar Módulos Fotovoltaicos com Sustentabilidade

A água potável é um recurso essencial e limitado no planeta. Embora a água cubra 71% da superfície terrestre, apenas 2,5% é água doce disponível para consumo humano, agricultura e uso doméstico.

11/12/20255 min de leitura

SEGURANÇA EM TELHADOS: ALTURA, ACESSO, ANDAIMES E PLATAFORMAS PARA O&M
Operação e Expansão

Segurança em Telhados: Altura, Acesso, Andaimes e Plataformas para O&M

A expansão das usinas fotovoltaicas instaladas em telhados trouxe novas oportunidades para geração distribuída e, junto delas, a necessidade de profissionalizar as rotinas de manutenção e limpeza em altura.

03/12/20257 min de leitura

O BÁSICO DO O&M EM USINAS SOLARES – PARTE 01/05 + BÔNUS
Operação e Expansão

O Básico do O&M em usinas solares – parte 01/05 + Bônus

Muito se discute sobre performance, processos, gestão e ferramentas complexas para O&M. Mas o básico mesmo está sendo deixado de lado.

02/12/20256 min de leitura

BATERIAS-PODEM-REPRESENTAR-ECONOMIA-BILIONARIA-PARA-SISTEMA-ELETRICO
Operação e Expansão

Baterias podem representar economia bilionária para sistema elétrico

Estudo do Instituto E+ demonstra impactos da adoção de sistemas de armazenamento no Sistema Interligado Nacional (SIN)

02/12/20253 min de leitura

GERACAO-DE-ENERGIA-SOLAR-CRESCE-13-2-NA-PRIMEIRA-QUINZENA-DE-NOVEMBRO
Operação e Expansão

Geração de energia solar cresce 13,2% na primeira quinzena de novembro

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 4.097 MWmed no período, ante 3.620 MWmed no mesmo intervalo de 2024

28/11/20251 min de leitura

RETROFIT SOLAR NO BRASIL: O MERCADO SILENCIOSO QUE VEM GANHANDO ESCALA
Operação e Expansão

Retrofit Solar no Brasil: o mercado silencioso que vem ganhando escala

Dados exclusivos da Greener revelam a escala real do retrofit em usinas solares de GC e GD no Brasil.

27/11/20259 min de leitura