Cemig SIM estima investir R$ 1 bi em usinas solares até 2025

Os recursos serão destinados ao desenvolvimento de novos projetos fotovoltaicos e aquisição de ativos prontos para acelerar o crescimento

CEMIG
Foto: Reprodução/Cemig

A Cemig SIM, braço da estatal Cemig, anunciou que receberá aportes de aproximadamente R$ 1 bilhão para expandir o negócio de energia solar até 2025. De acordo com a empresa, que atua na comercialização de energia solar por assinatura e soluções em eficiência energética, os recursos serão destinados ao desenvolvimento de novos projetos fotovoltaicos e aquisição de ativos prontos para acelerar o crescimento. O plano é ampliar a capacidade instalada para 275 MWp nos próximos quatro anos.

Atualmente, a empresa possui um complexo com 11 fazendas solares em operação e prevê a entrada de outras sete ainda no primeiro semestre deste ano. “Nós acreditamos que o futuro do setor elétrico passa por um aumento do volume de recursos distribuídos e sistemas inteligentes. Portanto, é estratégico para a companhia fortalecer a atuação no segmento de geração distribuída (GD), ou energia solar por assinatura”, diz o CEO da Cemig SIM, Danilo Gusmão.

O investimento integra o plano recentemente divulgado pela companhia de atingir 30% de participação no mercado de energia solar por assinatura em Minas Gerais até 2025, com lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) anual em R$ 170 milhões. 

Gusmão afirma que a empresa tem mantido um crescimento contínuo desde o seu lançamento, em outubro de 2019, direcionada por um plano institucional que tem como objetivo garantir uma atuação construtiva na criação de um modelo sustentável de geração distribuída, tanto do ponto de vista financeiro quanto regulatório. 

“O mercado GD é caracterizado por muitos agentes, mas a SIM seguirá com foco em Minas Gerais. Acreditamos na força da marca, que carrega a solidez e a credibilidade do Grupo Cemig, e, ainda, apresenta capilaridade no relacionamento com os clientes em todo estado”, garante o executivo.

Ele explica que a empresa estabeleceu um modelo comercial digitalizado de atendimento. Inicialmente, a Cemig SIM atuava apenas nos segmentos comercial (farmácias, padarias, lojas, fábricas, agências bancárias, supermercados, condomínios e empresas de diversos setores). Desde abril, a companhia ampliou o fornecimento para o público residencial, aplicável para consumo acima de 300 kWh. 

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Atualmente, a empresa tem em sua carteira cerca de três mil clientes de energia solar por assinatura. “Com o investimento estratégico que se inicia agora, estamos confiantes de que a oferta de produtos e serviços da SIM é completa e proporciona maiores oportunidades comerciais de fidelização e relacionamentos de longo prazo para clientes com as mais variadas necessidades”, conclui Gusmão.

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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