São Paulo receberá primeira edição da SNEC da América Latina em 2026
Versão brasileira da maior feira do setor de energia solar do mundo ocorrerá em 24 e 26 de março no Distrito Anhembi


A cidade de São Paulo receberá em 2026 a primeira edição da SNEC (International Photovoltaic Power Generation and Smart Energy Conference & Exhibition) realizada na América Latina. Com organização da NürnbergMesse Brasil e da Oakstream, evento deverá ocorrer no Distrito Anhembi entre 24 e 26 de março do próximo ano.
Realizada todos os anos em Xangai, na China, desde 2007, a Snec tornou-se a maior feira de energia solar do mundo. A edição de 2025 aconteceu entre 11 e 13 junho e contou com cerca de 3,5 mil expositores e atraiu de mais de 500 mil visitantes. No evento, fabricantes apresentam os principais lançamentos e novidades tecnológicas da indústria, incluindo painéis fotovoltaicos, inversores e soluções de armazenamento.
Em entrevista ao Portal Solar, o CEO da Oakstream, Sérgio R. Carvalho, destacou a importância de trazer uma feira dessa magnitude para o Brasil. “A SNEC é uma referência para todos que trabalham no setor solar. As pessoas sonham e ir, mas muitas delas não podem. Vamos trazer o evento para cá e permitir essa aproximação com o mercado brasileiro.”
O executivo exaltou a importância da participação da NürnbergMesse Brasil, uma das principais organizadoras de feiras de negócios e congressos do mundo e que há mais de 15 anos atua promovendo grandes eventos no país.
Ele explicou que o objetivo será reunir os maiores players do setor para lançamentos de produtos e promover painéis de discussões técnicas. Além da geração solar fotovoltaica, também serão incluídos outros segmentos relacionados à transição energética, como armazenamento de energia, redes inteligentes e mobilidade elétrica.
“A ideia é abranger todos os elos da cadeia, desde a estrutura de usinas até a parte de automatização e softwares de monitoramento. Além do foco em equipamentos fotovoltaicos, também haverá espaço para a parte de armazenamento de energia, que ganha cada vez mais importância”, disse Carvalho.
Conforme a organização, detalhes sobre o número de expositores e outros parceiros institucionais serão divulgados nos meses anteriores à realização da feira. Futuramente, um evento formalizando o lançamento da Snec na América Latina deverá acontecer no Brasil.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

