Retrofit de usinas solares é mais do que tendência, é uma necessidade
Tema foi debatido por players do mercado fotovoltaico durante o Meet & Greener, evento promovido pela Greener em São Paulo (SP)



O retrofit de usinas de energia solar é uma ação fundamental para a rentabilidade e a segurança operacional dos ativos. Para especialistas, esse tipo de iniciativa deixou de ser uma tendência e tornou-se uma necessidade para investidores do mercado fotovoltaico. O tema foi debatido durante a 4ª edição do Meet & Greener, evento promovido pela consultoria Greener em São Paulo (SP) em 14 de outubro.
Durante o painel, o sócio-diretor da Metrion, Philipe Gabillaud, destacou que o retrofit é extremamente importante do ponto de vista de custo de oportunidade e de segurança operacional. “O retrofit não é mais nenhuma tendência, é uma necessidade. A análise tem que levar em conta o todo, não apenas a troca de módulos e de inversores. É uma coisa mais ampla.”
O head de operação de ativos da Grid Co., Filipe Figueiró, ressaltou a importância da análise de engenharia de manutenção. “Gestão de ativos é uma maratona. É um trabalho que não pode ter resultado negativo no longo prazo. Um retrofit completo inclui não só equipamentos, mas também a arquitetura de comunicação.”
O ponto foi reforçado pelo gerente operacional da Gerar Serviços e Engenharia, Bruno Santos. “Existe uma visão que o retrofit somente voltada para a geração, mas é preciso entender que também pode incluir a parte de comunicação, de comando remoto, por exemplo.”
“Eu acredito que o próprio PvSyst precise ser retrofitado anualmente, utilizando os dados coletados na usina, porque é preciso entender de fato qual é a realidade operacional da planta”, acrescentou Santos.
Oportunidade estratégica
O retrofit de uma usina solar é o processo de modernização ou atualização de um sistema fotovoltaico já existente, com o objetivo de melhorar sua eficiência, desempenho e vida útil. Isso pode envolver a substituição de equipamentos antigos, como inversores e módulos solares, a adoção de novas tecnologias de monitoramento e segurança ou a adequação às normas técnicas mais recentes, sem a necessidade de reconstruir toda a usina.
O diretor da Remotia, Ricardo Castro, explicou que o retrofit pode surgir em dois contextos distintos nas usinas solares: como necessidade obrigatória, quando há erros de construção ou ausência de manutenção adequada, e como oportunidade estratégica para aprimorar a performance e modernizar o sistema.
“Em alguns casos, intervenções corretivas motivadas por falhas de projeto ou manutenção deficiente acabam resultando em ganhos expressivos de geração, ainda que não se trate de retrofits planejados”, disse Castro.
O executivo detalhou que, nas usinas de geração distribuída, os retrofits voltados exclusivamente à melhoria de performance ainda são pontuais, sobretudo entre projetos com engenharia e equipamentos de qualidade.
“Porém, há um número crescente de sistemas com componentes de baixa durabilidade ou manutenção precária, nos quais a substituição de alguns componentes já se torna necessária, muitas vezes adiada por modelos contratuais/comerciais, que não estimulam o investimento imediato”, apontou Castro.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

